Arquitetura

Saiba tudo e inspire-se com a iluminação indireta

Compartilhe nas redes sociais:

Uma boa decoração depende de vários fatores essenciais para garantir um ambiente aconchegante e confortável. Dentre esses fatores, o tipo de iluminação utilizado faz toda a diferença nesse objetivo de dar aqueletoque especial, e é nesse cenário que a iluminação indireta se mostra como uma excelente alternativa.

No entanto, esse procedimento não pode ser feito de qualquer jeito. Existe uma forma correta de utilizar esse recurso e extrair o melhor que ele pode oferecer. Mas aí fica a pergunta: como fazer?

Bem, neste conteúdo, vamos tirar as suas dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura e conheça os benefícios da iluminação indireta.

O que é iluminação indireta?

Vamos iniciar o assunto pelo básico: entendendo o que é a iluminação indireta. Em poucas palavras, é um tipo de luz que não é projetada diretamente para o local que se pretende dar destaque, mas que direcionada para uma superfície próxima que reflete de volta para o ambiente em si.

Geralmente esse recurso é utilizado para criar um ambiente suave e aconchegante, com poucas sombras e sem ofuscamento. Portanto, se você deseja um local mais intimista, bom para ler um livro ou conversar com os amigos, aposte nesse tipo de iluminação.

Quais tipos de iluminação indireta existem

Existem vários tipos de iluminação indireta, cada um com sua própria estética e finalidade. Abaixo estão alguns exemplos comuns.

Iluminação de teto

Aqui, as luzes são direcionadas para o teto, criando um tom suave e difuso que se espalha pelo local. Essa alternativa é muito comum para salas de estar, quartos e salas de jantar.

Iluminação de parede

Criado para direcionar luzes para uma parede próxima, refletindo a luz de volta para o espaço, este tipo é muitas vezes usado para destacar obras de arte, plantas ou outros elementos decorativos.

Iluminação de piso

Neste modelo, as luzes são instaladas no chão, projetando a luz para cima e criando um efeito difuso e suave. Este estilo funciona muito bem para criar uma atmosfera de luz suave em áreas de estar.

Iluminação de prateleira

As luzes são instaladas em prateleiras ou estantes. Esse procedimento é muitas vezes usado em bibliotecas ou salas de estar para iluminar livros e outros objetos.

Iluminação de escada

Neste tipo, as luzes são instaladas em corrimãos. O objetivo é criar um efeito suave e difuso que destaque as escadas orientando as pessoas que as usam.

Cada tipo de iluminação indireta tem suas próprias vantagens e pode ser adaptado para diferentes necessidades e preferências de decoração – tudo vai depender principalmente do seu gosto pessoal.

Aposte na automação de iluminação indireta!

Com a tecnologia avançando, é possível automatizar diversos aspectos de uma residência,inclusive a iluminação.

Isso permite que você controle a intensidade e a cor das luzes. Além disso, há a possibilidade de programar horários para que elas sejam ligadas e desligadas automaticamente.

Isso traz mais praticidade para o seu dia. Afinal, você não precisará mais se preocupar em controlar as luzes do espaço manualmente.

É possível também integrar esse recurso com outros sistemas de automação residencial como: controle de temperatura, sistemas de som, sistemas de vídeo.

Dessa forma, você poderá criar cenários que combinam a temperatura do ambiente com a iluminação e a música. Essa soma irá criar um clima perfeito para relaxar ou receber visitas.

Nesse contexto, é possível contar com os produtos WEG Home para a automação. Vamos exemplificar? Com o Interruptor Wi-Fi, você controla o acionamento de luzes e define horários para apagar e acender por comando de voz ou em apenas um clique do seu smartphone via aplicativo WEG HOME.

Outra vantagem é a economia de energia. Com o controle de intensidade das luzes, temos a redução do consumo de eletricidade e o aumento da vida útil das lâmpadas.

Em resumo, a automação da iluminação indireta é uma alternativa perfeita para quem busca modernizar o projeto de decoração da casa. Vale a pena investir nessa tecnologia para deixar a sua residência ainda mais confortável e funcional.

E aí, gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter e siga o Pinterest da WEG Tomadas para se inspirar com decorações incríveis.