Entenda a diferença entre tomadas de 10A e 20A
O novo padrão de tomadas do país, em vigor desde 2011, foi criado para oferecer mais segurança no uso de equipamentos elétricos em ambientes residenciais, comerciais e industriais.
Somos reféns absolutos da energia elétrica e, em um mundo cada vez mais conectado, a instalação das tomadas e interruptores é um detalhe que não pode ser negligenciado.
18 de dezembro de 2018
Somos reféns absolutos da energia elétrica e, em um mundo cada vez mais conectado, a instalação das tomadas e interruptores em uma altura ideal é um detalhe que não pode ser negligenciado.
Afinal, a ausência de um número apropriado de pontos de energia ou a instalação em locais inadequados pode render aborrecimentos no dia a dia de uma residência.
Na hora de projetar, construir ou até mesmo alugar um imóvel, é preciso pensar com cuidado na funcionalidade do projeto elétrico – ele precisa atender as necessidades dos seus moradores.
Atualmente, arquitetos e designers contam com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para direcionar as medidas corretas em um padrão. Segundo a norma NBR 5410, as tomadas e interruptores podem ser instaladas em 3 alturas:
– Baixas: 30 cm a partir do chão;
– Médias: 1,20 m (ou 120 cm) até 1,30 m (ou 130 cm) a partir do chão;
– Altas: 2 m até 2,25 m (ou 225 cm) a partir do chão.
As tomadas e interruptores devem acompanhar as medidas de altura média e, para que haja harmonia na decoração, é importante seguir a mesma orientação na casa toda.
As quantidades de tomadas em cada cômodo costumam gerar dúvidas – o número ideal depende de quantos eletrônicos ou eletrodomésticos são utilizados em cada área da residência. O total de moradores também influencia. A ABNT orienta no mínimo uma tomada a cada 3,5 m de parede.
Na cozinha, elas devem ser instaladas na altura média, para que fiquem acima das bancadas. Fogão, geladeira, coifa, torneira elétrica, micro-ondas e forno precisam de pontos de energia permanentes, portanto, é uma boa ideia instalar modelos com entrada dupla.
Os quartos precisam de tomadas próximas a cama (é bacana ter uma em cada lado para os carregadores de bateria e luminárias). Um interruptor próximo à cabeceira é uma ótima pedida.
Na sala, é preciso pensar nos pontos de energia para TV, home theather, videogames e receptores de sinais de internet e TV à cabo. Entradas para alimentar eventuais luminárias também devem ser lembradas.
Em alguns imóveis, as varandas e quintais acabam esquecidos, mas eles necessitam de pontos para abastecer equipamentos como lavadoras, cortadores de grama e aspiradores.
Para não errar, o ideal é realizar o planejamento de um projeto elétrico eficiente e adotar essas 5 dicas para escolher os melhores modelos de tomadas e interruptores.
Você já conhece as linhas de tomadas e interruptores da WEG? Com design sofisticado e uma variedade ampla de cores, elas se tornam um complemento na decoração da casa. Conheça nossos modelos aqui.