Decoração

Saiba quais são os tipos de iluminação para jardim e o mais indicado para o seu projeto

Compartilhe nas redes sociais:

A iluminação, quando bem pensada e planejada, tem o poder de deixar qualquer quintal ainda mais belo e diferenciado. Ela pode ser utilizada como um toque decorativo durante o dia e trazer mais segurança e paisagismo diferenciado quando o sol se pôr.

Com esse toque a mais, o seu espaço externo fica muito convidativo, sendo possível até realizar eventos ao ar livre no período noturno.

Quer conhecer quais são os tipos de iluminação para jardim e saber como escolher a melhor opção para o seu? Então, continue a leitura!

Leia também: O que é Concreto Estampado e como ele é feito.

Quais são os tipos de iluminação para jardim?

Existem vários tipos de iluminação para jardim, mas, na hora da escolha, é preciso levar em consideração o estilo do paisagismo e a luminosidade que se pretende obter.

Entre os principais tipos, podemos citar:

Postes

Este modelo traz ao local um toque delicado e vintage com seu brilho difuso. A sua coluna pode ser média ou alta, ficando entre 1,80 e 2,50 m. Os postes podem ter diferentes estilos, materiais, sendo alguns deles até sustentáveis.

Cordões de luz

Os cordões de luz, muitas vezes também vistos como pisca-pisca, são bem variáveis. Existem modelos, cores e tamanhos que são escolhidos de acordo com o gosto de cada pessoa.

A forma de usá-los também é diversificada, podem ser colocados em troncos de árvores, arbustos, entre paredes ou ganchos e até envolto em colunas.

Esta opção é muito famosa justamente pela sua variedade e pelo excelente custo-benefício.

Balizadores

Este tipo de iluminação para jardim geralmente é utilizado de modo mais discreto e tem como objetivo oferecer mais segurança. Isso porque os balizadores são feitos para iluminar e indicar um caminho, sinalizando degraus, escadas ou outros elementos no chão.

Eles podem ser colocados tanto no piso quanto nas paredes.

Luminárias espeto

Este modelo é feito para direcionar o seu olhar e destacar algum local do seu jardim. A sua função é decorativa, e normalmente as luminárias são colocadas em áreas que possuem forrações, pedriscos ou solo aparente.

A sua principal característica é a facilidade de instalação, pois é preciso apenas “espetar” a luminária no chão.

Refletores

Os refletores são muito conhecidos pela sua iluminação forte e focada e podem ser utilizados em diversos ambientes.

Nos jardins, são normalmente postos no chão com sua luz voltada para cima. São ideais para destacar objetos como estátuas, árvores, vasos ou arbustos.

Embutidos no solo

É recomendado já incluir este método no projeto da sua casa quando este ainda estiver em execução. Isso porque a sua instalação necessita de um planejamento, já que é preciso fazer pequenas cavas no chão para implantar a luminária.

São utilizados para fazer a iluminação de corredores ou caminhos e são muito resistentes e duradouros. Eles dão um toque mais sofisticado e moderno ao seu quintal.

Arandelas

As arandelas são luminárias que ficam fixadas nas paredes e fornecem uma iluminação vertical mais suave e indireta.

São ótimas para dar um toque a mais ao local, deixando-o mais aconchegante e confortável.

Luminárias de chão

Este tipo é utilizado para clarear o local de forma geral. Ou seja, as luminárias são distribuídas por toda a extensão do espaço fazendo com que o ambiente fique facilmente iluminado com as suas luzes fortes e difusas.

Elas podem ser colocadas na grama, na terra, no piso e nos canteiros.

Luminárias subaquáticas

Muitas casas também possuem piscinas, fontes ou cascatas nos seus jardins, e esses locais também podem ser clareados.

As luminárias subaquáticas são instaladas para criar uma atmosfera de impacto destacando o visual da água. Mas lembre-se: é necessário ter cuidado com o projeto elétrico de áreas externas.

Lanternas

Esta é uma opção bem diversificada, já que as lanternas podem ser fixadas ou não no ambiente. As lanternas são muito utilizadas para dar um toque aconchegante ao jardim e destacar árvores, pergolados e até o chão.

Por não precisarem de conexão com a rede elétrica, há muito mais facilidade de redecorar o local.

Leia também: Saiba como fazer um jardim de inverno.

Como escolher o melhor tipo de iluminação?

A iluminação para jardim, como já foi dito, pode ser utilizada para destacar locais ou objetos, sinalizar caminhos ou corredores, decorar o ambiente ou deixá-lo mais aconchegante.

Os tipos de luzes são variados, tanto em tamanho como em intensidade e coloração. Além disso, podem ser dispostas nos tetos, nas paredes, no chão ou nos objetos. Para saber qual delas escolher, você precisa entender a sua intenção.

De modo geral, não há muita dificuldade para decidir qual tipo instalar na sua casa. Isso irá de acordo com o seu gosto, desejo e orçamento.

Quer se manter sempre inspirado e acompanhar todas as tendências do universo de decoração? Então siga a WEG no Instagram e no Pinterest para se manter atualizado.