Decoração

Tendências de iluminação para 2022/23: modelos e estilos que estarão em alta

Compartilhe nas redes sociais:

A iluminação de um ambiente é com certeza um dos elementosmais importantes da decoração e dá um charme especial para qualquer espaço.

A cada ano vão surgindo novidades como novas formas de lâmpadas, tonalidades variadas de iluminação e novas tecnologias que dão aquele toque de modernidade aos projetos.

Então o que esperar para os próximos anos? Uma coisa é certa: as tendências de iluminação para 2022/23 são inovadoras e tecnológicas. Continue a leitura e confira!

Principais tendências de iluminação para 2022/23

Pense em simplicidade, tecnologia e conforto, pois estas serão as três palavras-chave para o próximo ano. Veja abaixo detalhes das principais tendências para 2022/23:

Iluminação natural

A principal tendência de iluminação para 2022/23 é a iluminação natural.Esse tipo de iluminação vem crescendo desde o ano anterior e cada vez mais as pessoas estão abrindo as suas casas para deixar a luz do dia entrar.

Essa tendência consiste em permitir a entrada da luz solar na residência, que pode ser feita através do uso de claraboias, portas e janelas de vidro. Como resultado, o ambiente se torna muito mais agradável, aconchegante e claro, iluminado. Além disso, ainda permite uma economia de energia elétrica.

Entre as vantagens da iluminação natural, podemos destacar:

  • Melhora na qualidade de vida: melhora significativamente a qualidade de vida dos moradores por ser capaz de proporcionar sensações de bem-estar, disposição e alegria.
  • Melhora da saúde física: estimula a produção de vitamina D, regula o ciclo biológico, melhora o sistema cardíaco e circulatório. Proporciona maior conforto visual, reduz a fadiga e até mesmo problemas de visão.
  • Aumento da produtividade: traz benefícios como energia para enfrentar a rotina e melhora no desempenho dos moradores.

Múltiplas fontes de iluminação

Independente do tamanho de um ambiente, o ideal é que esse espaço conte com mais de uma fonte de iluminação.

A iluminação clássica no teto sempre será a mais importante.Contudo, luzes na parede, no chão e lâmpadas de mesa também devem ser priorizadas.

Uma forte tendência de iluminação para os próximos anos, é a iluminação embutida para os móveis e as escadas que aliam estética e funcionalidade. Esse tipo de iluminação, geralmente feita por fitas de LED, contribui para a ambientação dos espaços e ajuda a destacar as prateleiras, as estantes, e os degraus de uma escadaria, por exemplo. 

Luminárias com lâmpadas de filamento de carbono

Essa é uma tendência de destaque para a iluminação 2022/23. As luminárias com lâmpadas de filamento de carbono podem ser usadas sozinhas ou em conjunto.

O seu tom é mais amarelado e a sua luz possui pouca intensidade, por se tratar de uma peça que se ilumina somente por um filamento.

Como resultado, ela deixa o ambiente mais aconchegante, sendo ideal para ambientes onde se quer uma luz mais suave, quente ou apenas para uso decorativo.

Luminárias de mesa

As luminárias de mesa são ótimas opções para decoração ou para iluminar pequenas partes importantes. São lindos itens decorativos e alguns modelos de abajures mudam a cor e a intensidade da luz.

Para quem tem um ambiente de trabalho em casa, as luminárias de mesa são fundamentais para fazer a iluminação de tarefas.

Iluminação inteligente

A iluminação inteligente surgiu com o avanço tecnológico e a automação residencial. Ela veio para facilitar o cotidiano dos moradores por meio de conectividade Bluetooth ou Wi-Fi. Sendo assim, é possívelligar e desligar as luzes remotamente ou programar horários para que seja feito automaticamente e controlar a intensidade da luz.

Além disso, a iluminação inteligente também proporciona uma redução no gasto de energia elétrica. Pois permite que seja configurado um uso racional para as lâmpadas.

A WEG Home – marca de soluções inteligentes para automação residencial do Grupo WEG, por exemplo, oferece em seu portfólio soluções específicas de iluminação inteligente que permitem o controle da iluminação por comando de voz, pelo aplicativo WEG Home ou pelo interruptor convencional.

Incrível, não é mesmo? Se quiser saber mais e se encantar com as soluções da WEG Home, basta clicar aqui.

Uma iluminação bem projetada transforma os ambientes

Como podemos ver, são muitas as tendências de iluminação para 2022/23. E também as diferentes maneiras de implementar uma melhor iluminação na sua residência ou em seus projetos de arquitetura. Esse é um tópico importante para se preocupar e levar em conta, visto que pode afetar a saúde física e mental dos moradores.

Portanto, a iluminação correta de um ambiente é capaz de:

  • Valorizar espaços;
  • Trazer uma sensação maior de conforto ao cômodo;
  • Mais claridade;
  • Realçar detalhes.

Gostou de conhecer as principais tendências de iluminação 2022? Então, aproveite e confira também o nosso Pinterest para se inspirar.