Decoração

Módulos de controle para iluminação: como funcionam e quais são as suas vantagens

Compartilhe nas redes sociais:

A automação residencial oferece soluções que facilitam o cotidiano dos moradores. De modo que:

  • consegue otimizar seu tempo;
  • oferece mais conforto;
  • disponibiliza segurança e bem-estar.

Antes tarefas que dependiam exclusivamente dos moradores hoje podem ser realizadas sozinhas com módulos de controle.

Com essa ferramenta, é possível conectar todos os pontos de iluminação da sua residência em um único equipamento, o que acaba proporcionando maior autonomia aos moradores e torna a utilização da casa mais prática e eficiente.

Prossiga com a leitura e descubra como isso funciona, o que eles permitem fazer e quais são as suas vantagens. Confira!

Como funcionam os módulos de controle para iluminação

Os módulos de controle da automação residencial utilizam a própria rede elétrica do imóvel para acionar os pontos de iluminação e tomadas.

Os equipamentos podem variar de interruptores simples até os aparatos mais completos e modernos.

Entre as principais funções dos módulos de controle para iluminação, podemos destacar:

  • função de ligar e desligar as luzes da residência;
  • é possível programar timers, para que as lâmpadas sejam acesas somente no horário programado pelos moradores;
  • podem acender as luzes dos cômodos somente quando não houver claridade o suficiente através de seus sensores de luz solar;
  • respondem a sinais como sensores de presença para que as luzes sejam acionadas somente quando há presença nos ambientes.

Quais são as suas vantagens

Os módulos de controle para iluminação proporcionam conforto, praticidade, bem-estar, segurança, entre outras vantagens. Confira abaixo quais são elas:

  • conseguem criar temas com luzes específicas para ocasiões especiais, como jantar romântico, festa em casa, sessão de cinema;
  • no quesito segurança, eles podem ser programados para ligar e desligar automaticamente, dando a impressão de que a residência está ocupada mesmo na ausência dos seus moradores;
  • os módulos de controle permitem monitorar a intensidade da luz conforme a necessidade, gerando assim uma economia de energia – em síntese, as lâmpadas não ficam totalmente acesas o dia inteiro;
  • o conforto e a praticidade são as maiores vantagens dos módulos de controle para iluminação, isso porque, com apenas um toque através do seu smartphone ou tablet, é possível regular e programar todas as luzes da residência.

Módulo de controle para iluminação da WEG Home

A linha WEG Home oferece um relé interruptor projetado para controlar cargas de até 10 A para você ligar e desligar a sua iluminação de qualquer lugar e a qualquer hora pelo aplicativo ou pela assistente de voz.

O Relé Dimmer Wi-Fi WEG Home conta com entrada para comando manual, permitindo que você mantenha os seus interruptores simples ou até mesmo paralelos funcionais.

Além disso, por ser um produto com alimentação Bivolt (90-240 Vca), você instala em qualquer rede elétrica residencial sem preocupações. Do mesmo modo, a sua conexão por Wi-Fi de 2,4 Ghz permite que ele seja fixo nas caixas de passagem, em forro de gesso ou no quadro elétrico mantendo conexão estável com a rede.

A sua saída de acionamento possui bornes de contato seco, o que dá muita flexibilidade ao instalador profissional para comandar cargas com tensões diferentes da tensão de alimentação, inclusive nas faixas de corrente contínua de 12 Vcc ou 24 Vcc.

Com o módulo de controle para iluminação da WEG Home, você pode:

  • criar automações diversas que vão desde um simples temporizador até programações semanais com horários de ligar e desligar;
  • configurar em qual estado (ligado ou desligado) o interruptor deve retornar caso haja falta de energia;
  • responder a variações de clima como temperatura, umidade e luminosidade;
  • integrá-lo a rotinas e comandos múltiplos. Tudo isso através de um aplicativo no seu celular.

O Módulo Dimmer Wi-Fi da linha WEG Home, além de todos os benefícios já citados acima, sempre que acionado irá lembrar a última configuração de luminosidade que você fez.

Se quiser saber mais sobre o Relé Dimmer Wi-Fi da WEG Home, basta clicar aqui.

Gostou de conhecer mais sobre esse tema? Confira outros conteúdos relacionados. Veja agora quais são os “4 benefícios da automação residencial (casas inteligentes)”.