Decoração

Madeira plástica: vantagens e desvantagens

Compartilhe nas redes sociais:

Está procurando um material que seja sustentável para usar no revestimento ou na decoração de seu projeto e ainda não conhece a madeira plástica?

Cada vez mais procurada no universo de construção e decoração, essa opção tem se tornado um destaque. Neste conteúdo, você irá entender um pouco mais sobre ela, saber do que é feita, como funciona e quais são os prós e os contras de investir nessa ideia. Veja a seguir o que é madeira plástica e como utilizá-la.

O que é madeira plástica?

Madeira plástica é um produto que imita madeira, mas é feito de resíduos recicláveis, podendo ser de madeira também ou de outros itens como plástico PVC.

Assim, forma-se uma mistura que depois é colorida de modo que se pareça muito com uma madeira real. Em alguns casos, é difícil até mesmo diferenciar qual é a madeira convencional e qual é a madeira plástica.

Há mais de um tipo dela: a madeira plástica 100% reciclada (com plástico e fibras naturais), a madeira sintética, de PVC (essa só leva o plástico PVC) e a ecológica, uma linha em alta que tem PVC e serragem. Esta última é conhecida também como WPC e leva partes muito pequenas de madeira, ou seja, partículas. Por isso, é dito que ela contém serragem, porém envolvida em uma resina plástica, altamente resistente.

Em que tipo de locais a madeira plástica pode ser instalada?

Quem trabalha com arquitetura ou observa tendências de decoração provavelmente sabe que existem muitas formas de aplicar revestimento em madeira na decoração. Tudo depende do gosto e das necessidades de cada pessoa que irá ocupar o ambiente.

No caso da madeira plástica, geralmente, ela é aplicada nas áreas externas que molham, como bancos e pergolados, em beiras de piscina, ou em decoração interna como painéis de TV, de divisão de cômodos e detalhes em paredes.

Embora menos frequente, também pode ser utilizada nas cabeceiras das camas. No acabamento de banheiros, igualmente fica muito bem, pois resiste à umidade, dando um ar mais natural.

Vantagens da madeira plástica

Agora que você já sabe o que é madeira plástica, está na hora de falarmos das vantagens de investir nesse tipo de acabamento.

A principal delas pode ser a alta durabilidade, já que este material está sujeito a menos desgastes por conta da umidade, por exemplo, e permanece mais tempo intacto.

Além disso, há outros benefícios, como:

  • Ser sustentável, devido à reutilização de resíduos e à possibilidade de ser reciclada, causando menos danos ao meio ambiente.
  • Oferecer praticidade na hora da instalação e uma vasta gama de oportunidades de aplicação, até em decks e playgrounds.
  • Ter acabamento fino e com ar natural, proporcionando um ambiente bastante agradável.
  • Ter menos probabilidade de sofrer ação de cupins, umidade, mofo e problemas mais comuns em madeiras tradicionais não tratadas.

Ser uma alternativa moderna na construção para o uso de madeira, que requer exploração natural de recursos e nem sempre é facilmente encontrada da maneira que se precisa.

Desvantagens da madeira plástica

Ainda que ofereça muitas vantagens, existem alguns pontos que precisam ser pensados e considerados antes de decidir efetivamente pelo investimento na madeira plástica.

Saiba a seguir alguns pontos que podem ser uma desvantagem:

  • Por mais parecida que seja, não é madeira em si. A madeira de fato tem várias cores e texturas específicas que só podem ser encontradas na natureza. A madeira plástica limita um pouco as tonalidades.
  • A manutenção não costuma ser complicada quando já está instalada, mas, dependendo do ajuste que precisar ser feito durante a instalação, como no caso de um corte equivocado, mais material pode ter que ser usado, o que exige mais cuidado no momento de se fazer isso.
  • O custo não costuma ser baixo em comparação com a madeira normal.
  • Existem limitações para a sua aplicação. A madeira plástica é mais usada em acabamentos e usos mais leves, não podendo ir em estruturas, por exemplo, para sustentação de ambientes – mesmo que sejam ambientes externos.

Isso não significa que não vale a pena optar por ela. Pelo contrário, pois pode haver muito proveito em utilizá-la. Mas, sim, que é necessário analisar cada caso e ver se compensa para aquela necessidade e expectativa que se tem.

Gostou de saber sobre as vantagens e as desvantagens da madeira plástica? Aproveite e inscreva-se na newsletter da WEG Tomadas para receber mensalmente mais dicas e conteúdos como este.