Arquitetura

5 formas de aplicar revestimento em madeira na decoração

Compartilhe nas redes sociais:

O revestimento em madeira é algo que nunca sai de moda quando se trata de decoração. Seus usos oferecem um ar de sofisticação e conforto ao ambiente. Além disso, a madeira é muito versátil e pode ter aplicações variadas, como você verá no nosso post.

Por algum tempo, o uso de revestimento em madeira sofreu uma queda por conta da preocupação dos consumidores e também da indústria com o meio ambiente. Hoje já existem opções de madeira sustentável, que é aquela produzida a partir de reflorestamento. Esse tipo de extração segue leis ambientais rígidas.

Além disso, os acabamentos ecológicos que imitam madeira também podem ser ótimas opções para utilizar no ambiente, como pisos vinílicos, porcelanatos e diversos outros revestimentos.

Outra alternativa que tem sido a queridinha do momento é o aproveitamento das chamadas madeiras de demolição. Além de ecológicas, elas deixam o ambiente super moderno e têm alta durabilidade. 

Veja algumas ideias de como usar o revestimento em madeira na sua decoração.

5 aplicações de revestimento em madeira

Paredes

Paredes com revestimento em madeira têm uma aparência bastante sofisticada. Geralmente esse tipo de decoração é utilizado para destacar partes específicas do ambiente, como uma parede única.

Essa ideia é aplicada principalmente para destacar um ponto de ambientes que tenham o teto, o piso e as outras paredes de cores claras.

Lisas ou texturizadas, as paredes de madeira podem estar em corredores, salas, quartos, cozinhas e até banheiros . Mas, atenção! Faça a aplicação da madeira em superfícies que tenham pouca exposição direta à água e umidade, pois isso pode fazer a madeira perder a qualidade mais rápido com o passar do tempo.

Painéis

O uso de painéis e murais decorativos de madeira deixa o ambiente rústico e, ao mesmo tempo, aconchegante.

Eles podem ser utilizados como painel decorativo na sala de estar ou painel para a televisão. Podem ser inteiriços ou vazados, dependendo da sua finalidade. Também ficam lindos como mural para outras decorações, como quadros e plantas.

Esses painéis também podem delimitar os ambientes que são integrados. Podem ter algum toque de cor para trazer mais alegria e personalidade, principalmente se a madeira for de demolição.

Elementos decorativos

Detalhes de madeira, como nichos, caixotes e sapateiras de entrada da casa estão em alta. Eles trazem sensação de conforto e simplicidade quando incorporados à decoração.

Além disso, outros detalhes como suportes de madeira para quadros, coleções e outras decorações estão na moda. Eles são práticos e versáteis ao mesmo tempo, pois você pode trocar de tempos em tempos o que está apoiado neles.

Vigas e forros

Vigas com revestimento em madeira ajudam a criar um ar mais rústico. Como as vigas verdadeiras de madeira podem ser difíceis de serem encontradas devido à sustentação certa para sua construção, uma dica é utilizar vigas falsas. Feitas de materiais que imitam a madeira, elas cumprem a função decorativa e deixam seu ambiente mais bonito.

Já os forros de madeira podem conferir uma atmosfera mais moderna e contemporânea dependendo da decoração utilizada no ambiente. É preciso ser criativo. Esse revestimento em madeira pode ser aplicado tanto em ambientes internos como externos.

Móveis

Móveis de madeira deixam o ambiente mais natural e criam a sensação de aconchego. Podem ser móveis grandes, como estantes, ou mais discretos, como poltronas e mesas de centro. Esses últimos podem ser colocados sozinhos ou em conjunto.

Dependendo do tipo de móvel e se a madeira é envernizada ou rústica, integrar esses móveis com objetos coloridos podem deixar a peça mais alegre e descontraída. Você pode utilizar almofadas, tapetes e até cortinas coloridas.

Antes de decidir como e onde utilizar revestimento em madeira na sua decoração, você sabe qual estilo combina mais com a sua personalidade?

Se você gosta de decoração com madeira, mas não sabe se o seu estilo é mais industrial, clássico, minimalista ou rústico, nós podemos te ajudar.

Confira nosso e-book A decoração que combina com o seu estilo para descobrir qual opção tem mais a ver com você.

Nesse material, você ainda vai saber como escolher as melhores tomadas para cada tipo de decoração e deixar tudo combinando. Tenha, ao mesmo tempo, beleza e funcionalidade no seu lar ou escritório com segurança e conforto.