Arquitetura

Os 10 arquitetos brasileiros mais famosos de 2021

Compartilhe nas redes sociais:

Quando pensamos na arquitetura nacional, logo vem à mente nomes como Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, certo? Mas, quando pensamos nos arquitetos brasileiros mais famosos no cenário atual, quais são os nomes de que você lembra?

Se você é arquiteto ou simplesmente gosta de saber quem está por trás dos projetos mais cobiçados no Brasil, selecionamos uma lista de 10 arquitetos brasileiros mais famosos no momento. Quer saber quais são? Confira!

1. Rosa Kliass

Natural de São Roque/SP, Rosa Kliass é uma das mais importantes arquitetas do paisagismo brasileiro moderno e contemporâneo. Responsável por grandes projetos nacionais, seus trabalhos já concorreram a diversas premiações.

Entre suas obras mais significativas está o projeto paisagístico do Parque da Juventude, localizado em São Paulo: com 90 mil metros quadrados, funciona como um oásis.

2. Ruy Ohtake

Outro dos arquitetos brasileiros mais famosos é Ruy Ohtake. Você sabia que o modernismo desse paulistano é responsável por mais de 400 obras no Brasil? As características mais marcantes em suas obras são a valorização do bem-estar, a ousadia e a simplicidade.

Ruy Ohtake também é reconhecido como um vanguardista do design contemporâneo brasileiro. Um de seus projetos mais importantes é o Hotel Unique, referência da paisagem paulistana por conta de suas formas surpreendentes.

3. Felipe Hess

O trabalho de Felipe Hess é marcado pelo estilo minimalista, com planos limpos, muitos espaços abertos e poucos móveis. Formado pela Escola da Cidade, em São Paulo, o trabalho do jovem arquiteto tem grande influência de Isay Weinfeld, com quem trabalhou durante quase cinco anos.

Atualmente, Felipe Hess conta com um escritório próprio no Jardim Paulista, onde ele e sua equipe desenvolvem diferentes tipos de projetos – desde edifícios comerciais e residenciais até peças de mobiliário e design de interiores.

Algumas de suas principais obras são:

  • Reforma de um apartamento no Edifício Copan.
  • Escritório Cleary Gottlieb Steen & Hamilton.
  • Apartamento Oito.
  • Apartamento Sergipe.

4. Maurício Arruda

Natural do Paraná, Maurício Arruda se formou em arquitetura pela Universidade Estadual de Londrina, fez mestrado na USP e seguiu na carreira acadêmica lecionando aulas de design de interiores.

Pensando sempre em maneiras práticas, criativas e economicamente acessíveis de compor espaços, Maurício Arruda conquistou a atenção de arquitetos e decoradores, assumindo um estilo pop e com o olhar voltado para as cores e os detalhes gráficos.

Atualmente, ele atua no estúdio Maurício Arruda Design e no estúdio Todos. O arquiteto também é famoso por sua passagem no programa Decora, do GNT, o que lhe ajudou a se tornar um dos arquitetos brasileiros mais famosos no país.

Transitando entre o universo de produtos e de arquitetura, algumas das obras de destaque de Maurício Arruda são:

  • Linha de móveis José.
  • Mesa Baralho.
  • Casa ecológica na Serra da Bocaina.
  • Pallet Project (em parceria com o Studio Mama).

5. Renata Coppola

Outro nome importante na lista dos arquitetos brasileiros mais famosos é Renata Coppola. Formada em arquitetura e design de interiores e especializada em paisagismo, a profissional busca pautar seus projetos sempre no conforto e nos cuidados com os detalhes.

Renata Coppola possui um escritório na Vila Olímpia, em São Paulo, onde desenvolve projetos voltados para reformas e decoração de casas. O nome da decoradora aparece frequentemente em diversas mídias de comunicação, o que a torna ainda mais cobiçada.

Alguns de seus principais projetos são:

  • Casa Alphaville.
  • Apartamento Orlando.
  • Apartamento Riviera de São Lourenço.

6. Felipe Diniz

O arquiteto Felipe Diniz optou por esta área após cursar administração e perceber que não era o que queria. Formou-se em arquitetura em 2006, e a base para seus projetos é a praticidade e o bem-estar.

Partindo da premissa de que, quanto menos sintéticos os materiais, maior a sensação de aconchego, é comum encontrar madeira e pedras naturais em suas obras.

7. Fernanda Marques

Com um traço marcadamente contemporâneo e sofisticado, o trabalho de Fernanda Marques é reconhecido não só nacionalmente, mas também ao redor do mundo.

Com trabalhos no Brasil, nos Estados Unidos, na Inglaterra e em Portugal, a arquiteta reúne múltiplos talentos, atuando em projetos residenciais, comerciais, empreendimentos de luxo, paisagismo, design de produtos e comunicação visual.

Formada pela FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo), Fernanda Marques comanda um escritório próprio na zona sul do estado paulista, na Vila Olímpia.

Em seu portfólio, podemos encontrar diversas obras de sucesso, como:

  • Saint Paul.
  • LX Lisboa.
  • Bookfield Avenida.
  • Banco Infinito.

8. David Bastos

Arquiteto e decorador baiano, David Bastos se graduou em arquitetura na Universidade Federal da Bahia. Reconhecido nacional e internacionalmente, ele leva como premissa básica para os seus projetos o conforto, sem deixar de lado a elegância e o estilo.

David Bastos possui dois escritórios no Brasil, um portfólio admirável e vários projetos renomados, como:

  • Restaurante Trapiche de Salvador.
  • Casa Praia da Baleia.
  • Casa Terravista 1.
  • Unique Eventos.
  • Apartamento 5ª Av. Nova Iorque.

Sendo um dos arquitetos brasileiros mais famosos atualmente, David Bastos também já desenvolveu projetos para celebridades como Ivete Sangalo e Daniela Mercury.

9. Márcio Kogan

Mais um dentre os arquitetos brasileiros mais famosos da geração atual é Márcio Kogan. Proprietário do Studio MK27, o arquiteto conta com uma equipe de mais de 20 profissionais.

Não só no Brasil, Márcio Kogan também é reconhecido internacionalmente, tendo já recebido prêmios dentro do país e também no exterior.

Com projetos marcados pelo estilo minimalista e moderno, algumas obras que se destacam são:

  • Casa Punta.
  • Loja Decameron.
  • Casa Redux.
  • Livraria Cultura Iguatemi.
  • Casa Mororó.

10. Beto Figueiredo

O Beto tem um estilo mais descontraído sem abrir mão do conforto: essa é a principal característica de Beto Figueiredo em suas obras.

O arquiteto sabe como ninguém combinar um estilo mais pop com um toque rústico e industrial. Considerado um dos arquitetos brasileiros mais famosos na atualidade.

Gostou de conhecer os arquitetos brasileiros mais famosos da atualidade? Para ficar por dentro de todas as tendências do mundo da arquitetura, aproveite para conferir também os 10 passos para ser um arquiteto de sucesso e descobrir quais são os melhores acabamentos elétricos para  2021 para atualizar os seus projetos.