Arquitetura

10 ferramentas gratuitas para arquitetos e decoradores que facilitam o trabalho

Compartilhe nas redes sociais:

Fazer bom proveito dos recursos tecnológicos é fundamental no universo da arquitetura e da decoração. Isso porque existem diversas ferramentas gratuitas para arquitetos e decoradores. Além de ajudar a promover o trabalho, elas também contribuem para melhorar a rotina desses profissionais.

A partir desses instrumentos, é possível otimizar o tempo de trabalho, ganhar praticidade e eficiência e, ainda, dar mais qualidade aos projetos.

Por isso, se você quer melhorar os processos no dia a dia, confira esta seleção com as 10 principais ferramentas gratuitas para os profissionais da área!

Conheça 10 ferramentas gratuitas para arquiteto e decorador

-ferramentas-gratuitas-arquiteto-decorador-2

1. Autodesk Homestyler

Você sabia que o famoso programa de arquitetura AutoCad tem uma versão online e gratuita? É o Autodesk Homestyler, mesma fabricante da versão paga. Com a ferramenta, você pode criar projetos, fazer plantas em 2D ou 3D e incorporar elementos de decoração.

Tudo fica salvo no programa e você pode acessar o arquivo via Internet, de qualquer lugar. O arquiteto pode até mesmo divulgar o projeto em um site criado através do sistema.

-ferramentas-gratuitas-arquiteto-decorador-3

2. Roomle

Outra ferramenta gratuita para arquitetos e decoradores é o Roomle. A plataforma permite desenhar plantas e inserir elementos para mobiliar e decorar seu projeto.

O diferencial é que você pode posicionar os objetos na interface, visualizando-os em 3D e em tempo real para um melhor planejamento. O usuário ainda tem a opção de salvar seu arquivo e editá-lo em outro computador.

-ferramentas-gratuitas-arquiteto-decorador-4

3. IKEA Home Planner

Com recursos avançados, o IKEA ajuda a planejar casas, analisar os ambientes e calcular os espaços. Sendo uma das mais úteis ferramentas gratuitas para arquitetos e decoradores, além da visualização em 3D, você pode inserir objetos e móveis para a decoração do projeto.

-ferramentas-gratuitas-arquiteto-decorador-5

4. pCon.planner

Em relação aos profissionais mais avançados, o pCon.planner também é uma excelente ferramenta gratuita para planejamento de projetos de arquitetura e design. Nela, você pode projetar espaços 3D, inserir modelos CAD, configurar produtos graficamente e desenhar plantas.

Além disso, com ela, é possível criar apresentações online e em 3D para clientes, ajudando na divulgação do seu trabalho.

-ferramentas-gratuitas-arquiteto-decorador-6

5. Zamzar

Também na linha de ferramentas de apresentação para clientes, o Zamzar é um site muito útil. Ele é um conversor online de arquivos, que suporta mais de 1000 formatos. Na hora de organizar a demonstração, o recurso agiliza o tempo do profissional e facilita a tarefa de conversão de documentos.

-ferramentas-gratuitas-arquiteto-decorador-7

6. ScketchUp

O ScketchUp é um software bastante simples e intuitivo para a criação de projetos e modelagem em 3D. É muito utilizado por profissionais da área de construção, design e arquitetura, permitindo fazer a conceituação, a visualização e o planejamento de ideias.

Você pode utilizar a versão gratuita pelo navegador do seu computador. Também é possível importar arquivos e armazenar seus projetos na nuvem, trazendo mais facilidade para o dia a dia de arquitetos e decoradores.

-ferramentas-gratuitas-arquiteto-decorador-8

7. Pimp my drawing

Outra entre as ferramentas gratuitas para arquitetos e decoradores é o Pimp my drawing. Ele consiste em uma biblioteca de vetores, silhuetas e modelos CAD de pessoas, árvores e carros. O site disponibiliza ainda uma seção explicando como usar seus modelos.

-ferramentas-gratuitas-arquiteto-decorador-9

8. Adobe Color CC

Uma das mais populares ferramentas gratuitas para arquitetos e decoradores é o site do Adobe Color CC. Ela é utilizada para a escolha das cores ideais de um projeto, considerando o perfil do cliente e as caraterísticas do espaço.

Também permite que o profissional crie um banco próprio de matizes. Assim, ele economiza tempo em trabalhos futuros, ganhando praticidade na criação dos projetos.

-ferramentas-gratuitas-arquiteto-decorador-10

9. I want hue

Ainda no campo das cores, outro interessante recurso é o I want hue. Seu objetivo é ajudar os profissionais a gerar e refinar suas paletas de cores. Além disso, o site traz inspirações e dicas, por meio de exemplos, tutoriais e informações teóricas.

-ferramentas-gratuitas-arquiteto-decorador-11

10. Reforma Simples

Se você trabalha em projetos de construção ou reforma, o Reforma Simples é uma ferramenta muito útil. Trata-se de um aplicativo para a elaboração de orçamentos.

Com ele, você obtém uma estimativa da quantidade e do preço dos materiais que utilizará em seu projeto. O aplicativo disponibiliza 14 categorias de serviços, como pisos, paredes, pintura, instalações elétricas, instalações hidráulicas, entre outras.

_

E você? Já utiliza alguma dessas ferramentas gratuitas?

Para melhorar ainda mais seus projetos de design, construção ou reforma, aproveite para conhecer as nossas linhas de tomadas e interruptores.

Baixe o catálogo e conheça uma infinidade de cores das tomadas da WEG!