Entenda a diferença entre tomadas de 10A e 20A
O novo padrão de tomadas do país, em vigor desde 2011, foi criado para oferecer mais segurança no uso de equipamentos elétricos em ambientes residenciais, comerciais e industriais.
Luzes inadequadas acabam interferindo na rotina dos moradores, prejudicando as atividades cotidianas.
17 de maio de 2019
Cada espaço da casa merece um cuidado especial com a iluminação. Afinal, luzes inadequadas acabam interferindo na rotina dos moradores, prejudicando as atividades cotidianas. Por isso, selecionamos 5 dicas de iluminação para você aplicar na sua casa e levar mais conforto e funcionalidade para o seu lar.
Luz quente ou fria: qual delas é a melhor tonalidade? Essa decisão vai depender de qual cômodo você deseja iluminar. Para ambientes como a cozinha, o banheiro e a lavanderia, indicamos o uso de lâmpadas frias (entre 2.700 K e 3.100 K), que são mais estimulantes e funcionam bem para as atividades propostas nestes locais. Já onde a pedida é por comodidade, prefira lâmpadas quentes (6.000 K). Mais amareladas, elas criam uma atmosfera de aconchego em quartos e salas e convidam para o descanso.
É importante que todo cômodo da casa possua uma luz central, embora não precise ser a única. Nesse caso, opte por uma lâmpada de forte intensidade, capaz de iluminar todo o espaço de forma igual. Se a preferência for por um ambiente totalmente iluminado, inclua cores claras nas paredes para refletir a luz.
Outra dica é investir em um projeto com iluminação indireta, dispostas em sancas, atrás de painéis ou em arandelas distribuídas pelas paredes, além de abajures, luminárias e spots, para conquistar a sensação de aconchego e conforto visual que sua casa merece. Eles evitam que seja preciso olhar diretamente para a luz, que rebate no teto e ilumina suavemente.
4. Na área externa
Na hora de iluminar os jardins e áreas de festa, é preciso pensar também na segurança que a iluminação traz para esses espaços. A inclusão de sensores de movimento é bem-vinda, assim como balizadores para iluminar o chão, e lâmpadas e spots resistentes a intempéries. É importante pensar na iluminação durante a elaboração do projeto de paisagismo externo. Incluir arandelas nas paredes e fachadas, espetos de LED para as plantas e spots na piscina é uma boa escolha.
Você já ouviu falar em lighting designer? Esse profissional é especializado em aplicar soluções de iluminação, sejam elas naturais ou artificiais, com a proposta de embelezar os espaços. As luzes são amplamente exploradas para focar no que realmente importa e estimular sensações.
Antes, a profissão estava ligada especificamente a eventos, como casamentos e peças de teatro, mas pouco a pouco a especialidade está sendo utilizada também em ambientes residenciais, numa busca constante por uma iluminação que una conforto com funcionalidade. Consultar um especialista no assunto é uma boa ideia para quem deseja iluminar de forma impecável, mas não sabe ainda por onde começar.
Curtiu as nossas dicas? Para saber mais sobre o mundo das luzes, você pode acessar:
+ Iluminação natural com claraboias