Arquitetura

Smart Lighting: iluminação inteligente como você jamais imaginou

Compartilhe nas redes sociais:

Uma luminária que pisca para alertar sobre um evento, que acende ao toque do celular, que guia você até o produto desejado no supermercado, que emite relatórios sobre os hábitos dos clientes dentro do estabelecimento, que possa se conectar à rede elétrica e ser controlada por qualquer lugar do globo onde tenha conectividade. Se você acha que isso será possível daqui a alguns anos está enganado. A smarth lighting, ou iluminação inteligente, já é uma realidade.

Com as novas funcionalidades, a lâmpada LED ganha uma posição de extrema importância no contexto industrial. Conectada aos computadores, ela passará daqui a algum tempo a substituir roteadores e transmitir dados por meio da luz em alta velocidade. Esta conectividade é a base de internet das coisas, a IOT (Internet of Things), que integra o mundo físico a sistemas, diminuindo a intervenção humana em quase todas as etapas.

iluminação-inteligente

O conceito de IOT é uma das bases da Indústria 4.0, ou a Quarta Revolução Industrial, pela qual redes inteligentes passam a controlar a si mesmas. Nela, processos industriais integram o mundo virtual e o mundo real, em que máquinas, produtos e componentes compartilham e processam informações de forma inteligente via internet, big data e computação cognitiva.

Iluminação inteligente

Empresas como Amazon, Apple e Google investiram recentemente em sistemas domésticos para que seja possível controlar as luzes inteligentes a partir de smartphones via bluetooth ou Wi-Fi. A vantagem em relação ao bluetooth é que, com o uso da internet sem fio, não há distância para efetuar os comandos. Assim, se você esqueceu de apagar a luz ao sair de casa e se lembrou depois, basta um clique para evitar o desperdício de energia.

iluminação-inteligente

A iluminação inteligente é composta por luzes LIFX, luzes LED WiFi inteligentes, feitas com 1100 lúmens. Isso significa que, se você tiver uma conexão Wi-Fi e um smartphone, terá tudo o que precisa para transformar qualquer espaço e até mesmo automatizar, com apenas um toque.

As principais tecnologias de iluminação inteligente são da Amazon Echo, Google Home e Apple Home Kit. Para funcionar, as luzes inteligentes precisam se conectar a um hub inicial que permita controlá-las a partir do smartphone, tablet ou gadget.

Além da iluminação inteligente, já estão disponíveis no mercado outras tecnologias que compõe uma casa inteligente. Quer ver quais são? Confira neste artigo.