Decoração

Iluminação natural com claraboias

Compartilhe nas redes sociais:

Uma janela no telhado. Essa pode ser a definição simplificada da claraboia, uma abertura no teto capaz de iluminar até 8 vezes mais do que as janelas comuns.

Típicas em locais como escadas, sótãos e corredores, as claraboias podem se tornar uma solução sofisticada quando a ideia for iluminar naturalmente outros ambientes da casa, tornando-as bem-vindas em cômodos como salas, banheiros e cozinhas.

Além de promoverem a economia de recursos como a energia elétrica, outra vantagem das claraboias é deixar os espaços mais aconchegantes. A possibilidade de observar o céu dentro de casa também é bastante atraente.

Entre os cuidados que é preciso observar antes de adotar a ideia, está a quantidade de luz desejada. Em salas de estar ou dormitórios, a iluminação excessiva pode incomodar. Nesses casos, é interessante planejar a instalação de cortinas ou coberturas desenvolvidas especialmente para estes elementos. A medida também ameniza um dos problemas das claraboias: o calor excessivo graças à luz solar que se infiltra diretamente na casa. A colocação de películas que absorvem o calor também ajuda.

claraboias-2

Saiba mais: Dicas de iluminação para valorizar sua casa

Modelos de claraboia

Cúpula, shed, tubular…existe uma ampla variedade de claraboias, projetadas para se adaptarem a diferentes tipos de projetos e telhados. Alguns modelos priorizam apenas a iluminação, enquanto outros combinam a entrada de luz com a ventilação. Conheça os mais usados:

Comum

Uma estrutura de vidro paralela com o telhado. Simples, mas eficaz para a entrada de luz, essas claraboias podem ser em vidro ou policarbonato.

claraboias-3

Cúpula

Esféricas, são tradicionais em prédios sacros como as igrejas – nesses casos, a cobertura em formato abobadado foi adotada para reduzir o peso sobre as estruturas de alvenaria.  Na arquitetura contemporânea, são encontradas em grandes ambientes comerciais, como shopping centers.

claraboias-4

Tubular

Graças ao seu design, esse modelo de claraboia pode iluminar até 50 m após a entrada de luz solar. De quebra, elimina desvantagens como excesso de luz, sobreaquecimento, perdas indesejadas de calor e radiação UV.

claraboias-5

Shed

Comuns em galpões e fábricas, esse modelo de claraboia pode ser adotado em ambientes residenciais desde que o telhado seja projetado inclinado, em forma de dentes de serra. Nesse caso, a parte lateral é envidraçada. A abertura deve ser virada para o sul, evitando que o sol incida diretamente sobre a claraboia.

claraboias-6

Átrio

Os átrios são boas opções para espaços grandes. Em formato de pirâmide, ocupam o centro do telhado e iluminam de forma abundante.

claraboias-7

Lanternim

As claraboias nesse formato são mais altas do que o restante da laje, e garantem a troca do ar de forma constante, tornando-se uma das melhores opções se a intenção for iluminar + ventilar.

claraboias-8

Antes de incluir a claraboia em seu projeto de iluminação, pese as vantagens e desvantagens que elas oferecem. Para saber mais sobre iluminação natural, confira agora nosso artigo sobre esse tema e descubra como economizar energia com uma boa iluminação.