Arquitetura

O uso da tecnologia na construção civil: conheça 4 novidades do setor

Compartilhe nas redes sociais:

A necessidade de processos mais ágeis e funcionais está acelerando a implementação da tecnologia na construção civil. A velocidade com que as coisas mudam está cada vez mais rápida e a inovação desembarca nos canteiros de obras, para revolucionar o setor e otimizar a utilização de recursos, mão de obra e tempo.

Conheça agora mesmo 4 novidades tecnológicas que estão sendo implementadas aos poucos nesse mercado.

Impressão 3D

Um sonho distante até pouco tempo, a tecnologia de impressão 3D está evoluindo de forma rápida e revolucionando diversos setores do mercado – um deles é o da construção civil. Atualmente, seu maior uso nesse segmento é para a elaboração de maquetes mais realistas, o que incluiu até mesmo a representação em menor escala do projeto hidráulico e elétrico. Em breve, estimativas preveem que ela será aplicada no uso de estruturas inteiras, reduzindo o desperdício de materiais, hoje um dos maiores problemas da construção civil. Velocidade na execução e sustentabilidade também são outras vantagens dessa tecnologia.

tecnologia-na-contrução-civil-2

Internet das Coisas

A Internet das Coisas, tradução literal da expressão inglesa Internet of Things (IoT), é o conceito que envolve o uso da internet para conectar máquinas entre si. A troca de dados entre equipamentos e pessoas beneficia a tomada de decisões, reduz desperdício de tempo e dinheiro e despeja eficiência no canteiro de obras. Um exemplo prático é o recente uso de caminhões-betoneiras equipados com sensores, que enviam em tempo real informações sobre a localização do veículo e informa, inclusive, se o despejo de concreto foi iniciado. A medida resolve um problema de logística comum de grandes obras, que muitas vezes acabam atrasando etapas por conta da falta de comunicação mais precisa. Nesse casos, a experiência resultou em 30% na redução de perdas.

tecnologia-na-contrução-civil-3

Drones

A tecnologia na construção civil também envolve o registro fotográfico. A capacidade de fazer imagens em locais de difícil acesso e de ângulos variados tornam o drone uma ótima opção para a captura de imagens e vídeos de obras. E o melhor: com um custo bem menor. Antes, era preciso contratar uma equipe que envolvia fotógrafos, cinegrafistas e pilotos aéreos para fazer o mesmo trabalho. Agora, a praticidade dos drones traz uma série de vantagens:

• As projeções mais fiéis contribuem para melhorar a experiência de um potencial comprador

• O dono do imóvel pode acompanhar com mais frequência o andamento das obras

• Com custo mais baixo, empreendimentos menores também podem utilizar a tecnologia

• É mais fácil identificar problemas ou avaliar áreas em locais remotos.

tecnologia-na-contrução-civil-4

O uso de robôs

Os mais otimistas garantem que, num futuro próximo, não haverá trabalho que um robô não possa executar. Na construção civil, essa nova era já começou. Grandes empreiteiras estão aplicando mão de obra robótica para atividades operacionais de risco, e a tendência é que logo pedreiros semiautomáticos carregarão materiais, empilharão tijolos e prepararão superfícies.  A robótica deve, inclusive, revolucionar a arquitetura – paredes são construídas em linhas retas para facilitar o trabalho dos homens, mas do que será que os robôs serão capazes?

O uso de tecnologia na construção civil de forma massiva será uma realidade em poucos anos. Construtoras e empreiteiras que desejam estar um passo à frente devem se preparar e adotar novidades para não ficar atrás.

tecnologia-na-contrução-civil-5

Leia também:

+ Você sabe o que são construções eficientes?

+ Produtos que podem revolucionar o mercado da construção civil

+ Por quê é tão importante pensar no desenvolvimento de cidades inteligentes?