Tecnologia

Você sabe o que são construções eficientes?

Compartilhe nas redes sociais:

A preocupação em amenizar o impacto que nossas ações causam no meio ambiente tem se estendido por todas as áreas e segmentos. Ao longo dos últimos anos, a construção civil vem buscando soluções que integram sustentabilidade a projetos funcionais, minimizando o uso de recursos naturais e os custos com operação e manutenção dessas obras, conhecidas como construções eficientes. Abaixo, listamos o que é preciso para que um projeto atenda essas adequações e possa ser considerado sustentável.

A colaboração como primeiro passo

Toda a cadeia envolvida no processo de projeção e construção da obra deve estar preparada para colaborar, desde a elaboração do projeto até a fabricação de materiais e a obra em si.  Utilizar a tecnologia através do software de gerenciamento BIM (Building Information Modeling), é uma medida que oferece suporte e permite melhor análise e controle do que os processos manuais, avaliando e dispondo de informações para melhorar cada etapa.

Atenção com os recursos hídricos

Conservar, tratar, reutilizar e minimizar o uso da água são as palavras-chave de todas as construções eficientes. O primeiro passo é estudar o empreendimento e adequar estas soluções para sua finalidade. Instalar dispositivos de baixo consumo em mictórios, torneiras, descargas e chuveiros, coletar água da chuva para reuso (descarga, limpeza e irrigação) e até a possibilidade de construção de ETEs (Estações de Tratamento de Água) devem ser aplicadas. A medição periódica é essencial para identificar e corrigir vazamentos e desperdícios.

De olho na eficiência energética

Já na elaboração do projeto arquitetônico é necessário observar o posicionamento do edifício em relação ao sol e as estratégias de iluminação e ventilação naturais que serão adotadas. Outro ponto: nas fachadas externas e na cobertura é preciso usar materiais inteligentes que mantenham o calor interno no inverno e afastem-no nos dias quentes, diminuindo a necessidade de condicionadores de ar e aquecedores. Lâmpadas e equipamentos com selos de baixo consumo devem ser priorizados, claro, assim como a instalação de energia fotovoltaica, que acaba sendo uma escolha acertada em termos de custo-benefício.

Entender se é economicamente viável

Instalar um sistema de captação de água em um grande edifício, mas com pouca área de telhado, pode ser custoso e ineficiente. Por isso, é preciso avaliar com cuidado o que pode ser vantajoso e economicamente viável, já que uma construção eficiente também passa pela geração de economia e custo-benefício proveitoso.

construções-eficientes-2As construções eficientes são uma tendência da construção civil que redefine uma edificação e seu impacto na paisagem, medindo a sua contribuição para reduzir custos da operação e, principalmente, minimizar o impacto no meio ambiente.