Arquitetura

Produtos que podem revolucionar o mercado da construção civil

Compartilhe nas redes sociais:

Visando maior economia, resistência, sustentabilidade e produtividade na construção civil, pesquisadores têm se dedicado a descobrir e lançar novas soluções no mercado.

O esforço desses cientistas, de uns 10 anos para cá, tem criado materiais com atributos impressionantes, que permitem imaginar um futuro promissor para o setor da construção civil. Confira alguns desses produtos inovadores para ficar por dentro do mercado e até cogitar incorporá-los nos seus projetos.

Concreto inteligente

Não dá para negar que se o concreto fosse uma substância mais resistente, aumentaria não apenas a segurança de edificações, mas também reduziria os impactos ambientais gerados pela fabricação do produto.

Então, um professor de engenharia química da Universidade de Rhode Island criou um novo tipo de concreto, capaz de vedar suas próprias rachaduras. Minúsculas cápsulas de silicato de sódio se rompem quando há uma rachadura, e como a substância contida nas cápsulas é similar a um gel, ela inibe sua continuidade.

Leia também: Você já ouviu falar no cimento verde?

Alumínio transparente

mercado-da-construção-civil

Também chamado de ALON, o alumínio transparente nada mais é do que uma cerâmica cristalizada, de aspecto transparente. Apesar de ser uma cerâmica, é bem mais resistente do que qualquer tipo de vidro, inclusive o blindado. Esse é um material extremamente leve, apesar de sua resistência, o que é super vantajoso para o mercado de construção civil.

Vidro solar

mercado-da-construção-civil

Recentemente, um grupo de pesquisadores dos EUA criou um vidro que transforma energia solar em elétrica. Revestido por um líquido semicondutor ele contém diversos compostos químicos, como césio e iodeto de chumbo.

Em temperatura ambiente, ele é transparente e permite a passagem de 82% da luz. Mas quando aquecido, assume uma coloração alaranjada e se torna mais opaco, deixando passar apenas 35% da luz.

Por conta disso ele diminui o consumo de energia em ambientes revestidos com o novo vidro. No entanto, só será um material viável quando converter 10% do calor em energia elétrica. Hoje a taxa média é de 7%.

Leia mais aqui: Pesquisadores desenvolvem vidro capaz de converter energia solar em elétrica

Tintas solares

mercado-da-construção-civil

Outra tecnologia lançada no mercado de construção civil é a tinta solar. Esse composto, quando exposto a luz solar, serve como um catalisador. Para auxiliar na captação da luz, um composto chamado de dióxido de titânio, pigmento branco que já é utilizado em pinturas, permite que uma parede pintada à base dessa tinta solar possa se transformar em uma mini geradora de energia limpa e renovável.

Concreto permeável

mercado-da-construção-civil

Esse material vem sendo adotado para atender ao que as legislações municipais pedem em relação à infiltração e permeabilidade na pavimentação de terrenos. Isso porque, o concreto permeável permite que a água das chuvas passe através dele e seja armazenada nas camadas inferiores, até ser conduzida ao lençol freático por meio do subleito ou então levada ao sistema de drenagem da cidade. Sem perder espaço de pavimentação, cria-se uma área pronta para absorver precipitações, evitando enchentes e realimentando o aquífero subterrâneo.

acessibilidade