Tecnologia

Indústria 4.0 no setor moveleiro

Compartilhe nas redes sociais:

O setor moveleiro do Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial, com um faturamento de R$ 38 bilhões por ano, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira da Indústria Moveleira (ABIMOVEL).

Mas para o setor se manter ativo e com alta demanda, compreender o mercado e desenvolver a competitividade são fatores essenciais para que as empresas possam conquistar novas oportunidades.

O SEBRAE publicou recentemente um Relatório de Inteligência de Mercado que mostra como a indústria 4.0 pode auxiliar a logística no setor moveleiro e nós vamos compartilhar abaixo.

Indústria 4.0

A Indústria 4.0 é uma das grandes revoluções para o processo produtivo, já que traz facilidades e mobilidade para processos de produção e de logística, moldando a forma com que as empresas se relacionam com toda a cadeia. Veja alguns exemplos de soluções:

– Produção conectada: cada peça do processo produtivo contaria com um código que seria lido pelas máquinas, as quais, com base nesta leitura, identificariam as atividades a serem executadas.

– Sistemas interligados com fornecedores: tem por objetivo integrar e automatizar o processo produtivo da empresa com o fornecimento de insumos.

– Manufatura aditiva: com a utilização das impressoras 3-D, as indústrias podem produzir as próprias peças de forma automatizada a partir da produção conectada.

– Realidade aumentada: pode contribuir para ganhos de eficiência, como a seleção de itens em armazéns e o envio instruções de reparação por meio de dispositivos móveis.

Leia também: Realidade Aumentada no mercado imobiliário

A tecnologia também tem sido uma ótima ferramenta de desenvolvimento dentro de outros setores. Inclusive nós já abordamos a transformação da tecnologia no mercado em outros posts de blog. Se você trabalha na construção civil, por exemplo, pode conferir Como aumentar a produtividade com a tecnologia.

Fonte: SEBRAE