Tecnologia

Realidade Aumentada no mercado imobiliário

Compartilhe nas redes sociais:

Em franca expansão, a tecnologia da realidade virtual chegou ao setor imobiliário. Com ela é possível reduzir custos e oferecer aos clientes uma nova experiência no momento de apresentação dos empreendimentos e imóveis, deixando de lado as tradicionais maquetes e as unidades decoradas.

Embora seja altamente sofisticada, a realidade virtual oferece melhor custo-benefício. Ela elimina visitações desnecessárias, facilitando a vida dos profissionais do setor e dos potenciais compradores ou inquilinos, que muitas vezes investem tempo em verdadeiras romarias por prédios, casas e obras. Com o processo mais ágil, as possibilidades de fechamento de negócios são ampliadas, principalmente quando o empreendimento ainda está em processo de construção.

Como funciona a Realidade Aumentada

Através de softwares instalados em computadores, tablets ou até mesmo smartphones, cria-se um ambiente virtual, em três dimensões. Os efeitos são visuais, sonoros e táteis, e iludem os sentidos dos usuários da tecnologia, que imergem em uma Realidade Aumentada simulada, que pode ser inclusive alternativa. Os óculos modernos acompanham o movimento da cabeça de forma sincronizada com a imagem, que não fica estática.

No ramo imobiliário, já é possível coletar diversos exemplos de uso dessa tecnologia. Construtoras, corretoras de imóveis e escritórios de arquitetura utilizam a técnica para apresentar seus produtos de forma interativa e menos custosa. Diversas empresas no setor de tecnologia da informação estão se especializando e desenvolvendo soluções para esse setor. Até 2020, espera-se que o investimento em empresas de realidade aumentada passe dos atuais 570 milhões de dólares para 162 bilhões, um crescimento acima das expectativas.

Além da Realidade Aumentada, pesquisadores têm se dedicado a descobrir e lançar novas soluções no mercado, visando maior economia, resistência, sustentabilidade e produtividade na construção civil. Quer ver só? Listamos aqui algumas novidades do mercado. Será que você já conhece todas?