Decoração

Guia de estilo: decoração rústica

Compartilhe nas redes sociais:

Na decoração rústica, sobram atrativos para conquistar quem quer transformar o lar em um refúgio aconchegante e que lembre a nossa conexão com a natureza. O estilo explora muito a simplicidade, criando ambientes intimistas e acolhedores.

A seguir, você confere as principais características dessa tendência e dicas de como adotá-la na sua decoração.

A madeira é o elemento principal

É fácil reconhecer um ambiente decorado no estilo rústico: a madeira é um dos elementos que ficam em evidência. Ela é base dessa decoração e não fica restrita somente aos móveis: esse material pode ser encontrado nas vigas do teto, no forro, no piso e no revestimento da parede. Quanto mais crua, melhor. As madeiras de demolição, com acabamento falho, passam a impressão de rude na medida certa. Se a ideia é um ambiente mais sofisticado, invista em madeiras polidas e envernizadas. Pintadas de branco, elas compõem muito bem uma atmosfera clean.

decoração-rustica-2

A arquitetura rústica

Junto à madeira, o estilo também explora outros elementos puros, como tijolo e pedra. O acabamento irregular e texturizado desses materiais reforçam o estilo desse conceito.

decoração-rustica-3

Os móveis da decoração rústica

Fabricados com madeiras nobres e maciças, os móveis que compõem a decoração rústica são valiosos e seguem uma estética que lembra a vida no campo. Detalhes naturais, como os veios da madeira bruta, tornam cada peça única. Atualmente, a maioria desses móveis são produzidos com madeiras sustentáveis, preservando nossos recursos naturais. Para que a decoração não fique tão caricata, misture móveis de design moderno com outras peças de natureza rústica.

decoração-rustica-4

Objetos da decoração rústica

Para complementar a decoração rústica, objetos que lembram a vida no campo e ao ar livre são muito bem-vindos. Eles devem ser simples, com pouco acabamento. Utilizar troncos de árvores como mesa de centro ou base para a mesa de jantar fica super charmoso e de bom gosto.

decoração-rustica-5

O ferro também é outra matéria-prima utilizada para dar vida a objetos decorativos do conceito rústico, assim como as plantas, que possuem um papel muito importante nesse estilo. Nas cortinas e no enxoval de cama, mesa e banho, abuse de tecidos naturais como o linho e o algodão.

Para trazer funcionalidade à decoração rústica, a WEG possui a linha Móveis & Pedras. Com traços que incorporam a natureza, ela foi criada para ambientes em que a madeira atua como estrela principal. Todas as placas possuem um elegante acabamento polido e alta qualidade. Acesse nosso site para conhecer todas as opções de cores e módulos.

Quer saber qual estilo de decoração combina com cada uma das linhas de Tomadas & Interruptores da WEG? Acesse nosso e-book e descubra!

Leia também:

+ Guia de estilo: decoração retrô

+ Guia de estilo: decoração cool

+ Guia do estilo: decoração minimalista

+ Guia de estilo: decoração clássica