Decoração

Guia de estilo: decoração clássica

Compartilhe nas redes sociais:

Em evidência desde a antiguidade, o estilo clássico nunca saiu de moda. Essa tendência de decoração exibe, através de detalhes primorosos, muita sofisticação, elegância e beleza.

Na arquitetura, o conceito clássico pede ambientes amplos, com tetos, rodapés e paredes trabalhadas, para transmitir toda a imponência que esse estilo pede. Já nos interiores, a presença do estilo é marcada por um mobiliário composto por curvas, relevos e muita ornamentação.

Como adotar o estilo clássico na decoração

 

No conceito clássico, nada é simples, e isso exige um cuidado extra para não sobrecarregar o ambiente com informações demais. Onde o espaço é reduzido, é possível investir em poucas peças que seguem a linha clássica, como um móvel, um lustre ou um espelho com a moldura entalhada.

 estilo-clássico-2

Móveis clássicos

 

Nada de minimalismo! Geralmente, a mobília clássica é produzida com madeiras nobres, como nogueira, cerejeira e mogno. As peças têm estruturas torneadas, com design antigo – apesar de funcionais – e se destacam pelo exagero de detalhes. Os estofados são bastante elegantes, ornamentados com requinte.

 estilo-clássico-3

Papel de parede e cortinas

O papel de parede é um elemento bastante presente nesse estilo, substituindo inclusive os azulejos em banheiros e lavabos, com destaque para os modelos com arabescos e os texturizados.

estilo-clássico-4

Grandes espelhos e obras de arte antigas complementam a decoração das paredes.

Já as cortinas costumam ser longas e confeccionadas com tecidos pesados, como jacquard, veludo e moiré. Tons claros podem ser combinados com cores intensas, como o bordô ou o verde-escuro.

 estilo-clássico-5

Objetos decorativos

 

As peças decorativas do estilo clássico abusam das cores dourado, prata e bronze e são cheias de classe. Cristais, porcelanas, pratarias e arranjos florais são exibidos de forma estratégica e muitas vezes duplicada, se o espaço permitir, em uma simetria harmoniosa.

 estilo-clássico-6

Iluminação

 

Para compor um ambiente clássico, a iluminação deve ser em tom amarelado (temperatura de cor entre 2700 e 3500 Kelvin) , numa referência clara ao passado. Lustres, candelabros, candeeiros de parede e abajures de seda entram em cena, funcionando como um holofote para realçar todos os detalhes da decoração.

estilo-clássico-7

 

A linha Refinatto da WEG Tomadas & Interruptores é ideal para dar o toque final na decoração clássica. Com três tipos de acabamento e uma paleta de cores completa, a linha permite várias combinações e possui luz indicativa de LED e módulos com entrada USB. Conheça todas as possibilidades aqui.

estilo-clássico-8

 

Quer saber qual estilo de decoração combina com cada uma das linhas de Tomadas & Interruptores da WEG? Acesse nosso infográfico e descubra!

Guia do estilo: decoração retrô