Decoração

Guia do estilo: decoração retrô

Compartilhe nas redes sociais:

O design de décadas passadas aplicado em móveis, eletrodomésticos e outros elementos decorativos compõe o estilo retrô, tendência de decoração que apresenta novas versões inspiradas em itens de época.

Diferente do vintage, conceito que recupera peças verdadeiras do passado, o retrô faz uma releitura das características mais marcantes das décadas de 20 a 70. O charme dos pés palitos, a brincadeira com as cores – ora em tons pastel, ora em cores vivas – revivem de maneira nostálgica o lifestyle daquela época.

Como adotar o estilo retrô na decoração

Para que os cômodos não fiquem muito caricatos, é importante escolher poucos itens como peças-chave. Assim, os móveis e objetos contemporâneos podem coexistir de maneira harmoniosa.  Confira abaixo os traços que identificam as peças desse estilo.

Móveis retrô

Os móveis que seguem o conceito retrô possuem características bastante marcantes. Nos sofás, fica em evidência o encosto arredondado; nas mesas de centro, são os pés palito que chamam a atenção. As estantes costumam possuir muitos nichos, ótimos para expor os porta-retratos e cacarecos decorativos. A cozinha é um dos ambientes onde é mais fácil destacar a decoração retrô. A geladeira em cores vivas pode seguir o design dos primeiros modelos de refrigeradores, e os armários de laca em tons pastel enchem o espaço de delicadeza.

decoração-retrô-2

Eletrodomésticos

A preocupação de marcas atuais em produzir novos eletrodomésticos com traços antigos é uma prova de que essa tendência está em alta. Liquidificadores, batedeiras e cafeteiras são relançados com design nostálgico e em cores primárias vibrantes.

 decoração-retrô-3

Utensílios

Para os mais discretos, uma boa forma de adotar o estilo retrô é através dos utensílios domésticos. As louças costumam ser de cerâmicas, esmaltadas ou de alumínio e a pintura à mão é um clássico dessa temática. Coloridas, alegres e delicadas, possuem estampas de flores, arabescos, desenhos geométricos e folhagens.

decoração-retrô-4

Objetos decorativos

A transformação de anúncios antigos em quadros decorativos é uma forma fácil de trazer o conceito retrô para a decoração. Com aspecto envelhecido, eles celebram o passado de forma divertida. Outra forma de decorar com pegada retrô é levar as louças para a parede. Fica lindo! O projeto de iluminação pode contemplar luminárias inspiradas em décadas antigas, e a graça pode ficar por conta de pequenas miniaturas de peças já obsoletas, como a máquina fotográfica.

decoração-retrô-5

Azulejos

Para os mais ousados, é possível levar a decoração retrô para lugares como cozinha, banheiro e área de serviço através da aplicação de azulejos com motivos delicados e sugestivos, semelhantes às louças que fazem parte desse conceito.

decoração-retrô-6

É fã do estilo retrô? Ele combina perfeitamente com a Composé, linha de tomadas e interruptores da WEG. Disponível em uma ampla variedade de cores, a Composé permite várias combinações. Conheça todas as possibilidades aqui.

decoração-retrô-7