Decoração

É tendência: azul-escuro clássico na decoração

Compartilhe nas redes sociais:

Repleto de elegância e com um toque moderno, o azul-escuro clássico é a tendência mais forte na decoração atualmente. Por ser neutra, a cor é fácil de combinar com outras tonalidades e com os mais diversos estilos – do clássico ao contemporâneo, do rústico ao escandinavo.

Chamado de Classic Blue, o azul-escuro clássico foi eleito como a cor do ano 2020 pela Pantone, fazendo-o conquistar ainda mais o mundo da decoração e da arquitetura.

O conceito ligado à cor busca inspirar tranquilidade, paz e bem-estar, além de proporcionar uma sensação de confiança, proteção e equilíbrio. O tom também instiga a expansão da consciência, a força da resiliência e a busca por novas perspectivas.

Tudo a ver com a época que vivemos atualmente, em que precisamos de tanta segurança, sabedoria e equilíbrio, não é mesmo? Não é à toa que o azul-escuro clássico se tornou essa tendência tão evidente na decoração.

Seja nos móveis, nas paredes, nas peças decorativas, como elemento principal ou como um toque final, a cor pode aparecer das mais variadas formas nos ambientes da casa. Aliás, já deu uma espiada na Refinatto Classic Blue? O mais novo lançamento da nossa linha de tomadas e interruptores já caiu nas graças dos apaixonados pela cor. ♥

8 dicas para usar o azul-escuro clássico na sua decoração

1. Tudo azul

Que tal unir o azul-escuro clássico com a tendência do monocromático? Como a cor induz a calma e o relaxamento, essa ideia cai muito bem no quarto e em cômodos de descanso.

Só tome cuidado para não exagerar na cor. Varie as tonalidades de azul para não sobrecarregar o ambiente, pois em excesso ele pode provocar sensação de tristeza e vazio.

2. Ainda mais clássico

É tendência_ azul escuro clássico na decoração-2

Para quem gosta do estilo clássico, basta combinar o azul-escuro com o branco ou off white. A mescla traz elegância e sofisticação ao ambiente, ideal para cômodos como cozinha ou banheiro.

Para dar leveza, a parede pode ficar no azul enquanto os batentes e o teto são pintados de branco. Outra opção é deixar meia parede de azul e a outra metade, branca.

3. Um toque contemporâneo

Agora, se a decoração que combina com o seu estilo é a contemporânea, você pode trazer cores mais contrastantes ao ambiente. Destaques em amarelo ou laranja, por exemplo, dão um clima leve e aconchegante.

4. Cores análogas

É tendência_ azul escuro clássico na decoração-3

Outra opção é utilizar cores análogas ao azul-escuro clássico, como o verde. Você pode, por exemplo, apostar no poder da natureza em trazer paz e bem-estar, inserindo plantas nos ambientes da casa. Para deixar tudo ainda mais aconchegante, combine o azul com tons amadeirados e objetos de madeira.

5. Estilo rústico

Que tal aproveitar as plantas e a madeira do ambiente e embarcar no estilo rústico? Um sofá ou um quadro em azul-escuro clássico, por exemplo, vai muito bem em uma parede de tijolinhos. Toda essa combinação de elementos rústicos com o azul traz mais conforto para a casa.

6. Detalhe que faz a diferença

É tendência_ azul escuro clássico na decoração-4

Se você quiser aproveitar sua decoração atual e evitar grandes reformas, a dica é apostar nos detalhes. Você pode usar uma almofada em azul-escuro clássico, um quadro que dá destaque ao ambiente ou pequenas peças decorativas que fazem a diferença.

A linha de tomadas Refinatto, por exemplo, acaba de lançar a cor Classic Blue. Assim, você pode dar o toque final na sua decoração e uma cara nova ao ambiente por meio dessas peças indispensáveis na sua composição.

gif-Refinatto Classic Blue

7. O mínimo com estilo

A decoração minimalista também pode se beneficiar com o azul-escuro clássico. Combinando a cor do momento com tons sóbrios, como branco, preto ou cinza, você cria um ambiente elegante, clean e moderno.

8. O céu é o limite

É tendência_ azul escuro clássico na decoração-5

Para entrar na tendência do azul-escuro clássico, que tal usar a criatividade? Uma boa ideia é aproveitar a alusão ao céu noturno e criar essa representação no quarto infantil ou no quartinho do bebê. Com a parede em azul-escuro e alguns adesivos de estrela, você deixa o ambiente charmoso e, ao mesmo tempo, instigante para a criança.

Como você viu, é muito fácil aplicar essa tendência na sua decoração. O azul-escuro clássico permite criar inúmeras composições – todas cheias de estilo e repletas de boas sensações.

DECORACAO QUE COMBINA COM SEU ESTILO

Para ficar sempre por dentro das tendências do universo da arquitetura e da decoração, acompanhe o nosso Pinterest!