Decoração

Como aplicar a cor do ano de 2020 na decoração da casa

Compartilhe nas redes sociais:

A tão esperada cor do ano 2020 da Pantone já foi lançada: é o Classic Blue, um tom de azul escuro que traz, ao mesmo tempo, elegância e simplicidade, oferecendo equilíbrio para nossas vidas.

Quer entender o conceito por trás da escolha do Classic Blue e como aplicar a cor nos ambientes de casa? Continue a leitura!

Classic Blue: a cor do ano 2020 da Pantone

O Classic Blue foi escolhido pela Pantone para 2020 graças à segurança, resiliência e conectividade que o tom emana. De acordo com a Diretora Executiva do Instituto Pantone, Leatrice Eiseman, estamos vivendo uma época em que precisamos ter mais fé e confiança.

Sendo assim, ela explica que por ser uma cor sóbria e sólida, o azul clássico pode nos prover proteção, apoio, consistência e certeza, como um porto seguro. Além disso, por ter característica de tranquilidade, a cor do ano 2020 funciona como um refúgio, inspirando calma, paz, bem-estar e busca por equilíbrio.

O Classic Blue também remete à vastidão e profundidade do céu noturno. Tal simbologia nos provoca a refletir, expandir a consciência e olhar novas perspectivas. Esse aspecto contemplativo traz um desejo de estabilidade, instigando ao mesmo tempo a resiliência, a clareza de ideias e a ir além do óbvio ao trilharmos nossos caminhos.

Outras qualidades que o Classic Blue transmite são a sinceridade, a transparência e a empatia. Nesse sentido, o tom azul estimula conexões humanas honestas, pacíficas e abertas à comunicação. Funciona, portanto, como um elo de ligação entre pessoas de todos os tipos, culturas e personalidades.

Dicas e ideias para aplicar o Classic Blue na decoração

A cor do ano 2020 inspira muitas vibrações positivas, não é mesmo? Além disso, é atemporal, agrada mundialmente e é muito fácil de combinar. Assim, você pode aplicar o Classic Blue nos ambientes da sua casa, compondo uma decoração que combina com o seu estilo.

Abaixo separamos algumas dicas e ideias para você se inspirar e começar a inserir o Classic Blue no seu decor. Confira!

Sala de estar

A sala de estar é um ótimo ambiente para você explorar e abusar do Classic Blue. A cor combina com diversos elementos. Você pode usar nas paredes ou até mesmo no teto, criando um destaque diferente.

Outro uso possível são os móveis, como armários, cadeiras, sofás e mesas de centro. Investir em um belo quadro na tonalidade azul e em outros elementos decorativos, como uma manta sobre o sofá ou tapetes, é uma boa ideia.

cor-do-ano-de-2020-2

Quarto

Considerando as características de calma, serenidade e paz transmitidas pelo Classic Blue, o quarto é um dos cômodos da casa que mais podem ser beneficiados com a cor do ano 2020. O mesmo vale para salas de descanso ou relaxamento.

Aqui, é importante destacar que é preciso ter cuidado para não exagerar. Um ambiente muito carregado de tonalidades azuis pode criar o efeito oposto, transmitindo energias negativas, como tristeza e melancolia.

Na medida certa, é possível decorar o quarto com a cor do ano 2020 de diversas formas. A mais fácil é utilizar as roupas de cama em tom azul escuro. Outra ideia é apostar nos objetos, como abajur, mesa de cabeceira, cortinas, almofadas sobre a cama, mantas e outros acessórios.

Outra excelente forma de aplicar o Classic Blue é escolher uma parede do quarto e pintá-la toda na cor azul. A referência ao céu noturno fará todo o sentido, além de deixar seu sono mais agradável.

cor-do-ano-de-2020-3

Escritório e biblioteca

O tom azul também atua no nosso psicológico promovendo concentração, estabilidade e clareza de ideias. Por isso, se você tem uma biblioteca em casa ou mesmo um escritório pode aproveitar o Classic Blue para trazer mais organização não só para esses ambientes, mas também para o seu eu interior.

Esses cômodos geralmente estão associados à tecnologia e à produtividade, o que pode gerar um clima ansioso e estressante. Com o Classic Blue, você traz mais equilíbrio para o ritmo intenso do trabalho e ameniza a dinâmica acelerada do mundo atual.

cor-do-ano-de-2020-4

E então, o que você achou do Classic Blue, a cor do ano 2020? Além de ser um ótimo tom para compor os mais diversos estilos de decoração, você ainda deixa as boas energias do azul clássico entrar em sua casa!

Quer ficar sempre por dentro das tendências e novidades do mundo da decoração? Então, inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão!

Leia também:

+ Neo Mint na decoração: como aplicar a cor tendência de 2020?

+ Tomadas & interruptores coloridos: dá para combinar?

+ Entenda o conceito de pintura degradê e inove na pintura do seu projeto