Decoração

6 inspirações de decoração escandinava para aplicar na sua casa

Compartilhe nas redes sociais:

O estilo de decoração escandinava está cada vez mais em alta, conquistando arquitetos, decoradores e consumidores do mundo todo.

Unindo conceitos duais, como o tradicional e o contemporâneo, o simples e o sofisticado, essa tendência é marcada por cores neutras, luz natural, linhas retas e um estilo clean.

Quer saber como trazer todo o aconchego e a beleza da decoração escandinava para a sua casa? Então, confira estas inspirações que separamos para você!

Decoração escandinava: 6 inspirações para conhecer já

1. Ambientes cleans e minimalistas

decoração escandinava 2

Um ambiente limpo, simples e agradável é uma das principais marcas da decoração escandinava. Por isso, aposte nas paredes brancas. Essa neutralidade será uma boa base para a composição de cores e elementos decorativos. Usar móveis em tonalidades claras e naturais também ajuda a criar um espaço acolhedor.

Além de apostar nesses tons, uma dica para acertar na decoração escandinava é adotar o desapego em sua vida. Afinal, o minimalismo não combina com uma estética poluída.

2. Paleta de cores neutras

decoração escandinava 4

Quanto à paleta de cores, aposte em tonalidades suaves e neutras. Além do branco, você pode usar cinza e bege, assim como tons amadeirados e pastéis.

Para dar um pouco de vida ao ambiente, use nuances delicadas, como o rosé ou o azul celeste, que deixam o cômodo super elegante.

3. Linhas retas e traços simples

decoração escandinava 5

Mesmo com o toque clássico da decoração escandinava, o estilo combina muito com o décor moderno. Para criar essa composição, a ideia é apostar no design com silhuetas simples, linhas retas e formas geométricas.

Lembre-se de que o conceito “menos é mais” é forte nesse estilo de decoração. Por isso, mantenha um traço mais clean. Você pode usar, por exemplo, quadros com molduras simples, aparadores para hall de entrada com estrutura vazada, araras e mesas de cabeceira nos quartos e, ainda, mobiliários com estrutura fina.

4. Objetos decorativos descontraídos

decoração escandinava 6

Para quebrar um pouco a sobriedade da decoração escandinava, use objetos descontraídos, mas sem exageros. Tons nudes ou pastéis, como as candy colors, darão cor e alegria ao ambiente.

Mas lembre-se: procure manter a leveza típica desse estilo. A ideia aqui é não pesar o décor com excesso de informação para não perder o toque minimalista da decoração escandinava.

5. Mescla de estilos

decoração escandinava 7

Uma dica para aplicar a decoração escandinava com personalidade é mesclar elementos de outros estilos. Alguns pontos rústicos caem muito bem nesse décor. Mesas, cadeiras, camas, cabeceiras e armários de madeira, por exemplo, criam uma estética bastante aconchegante.

E, apesar de toda a leveza, ele também combina com o estilo industrial. Para isso, você pode usar luminárias pendentes ou mesmo de chão, fiação aparente, cimento queimado e demais itens que lembram esse tipo de design. Nessa composição de estilos, aposte nos tons mais sóbrios e fechados.

6. Elementos naturais

decoração escandinava 3

Mais um toque que não pode faltar na sua decoração escandinava são os elementos naturais. Para levá-los ao seu décor, você pode aproveitar ao máximo a luz natural, que traz ainda mais aconchego para o lar.

Quanto aos objetos de decoração, invista naqueles que têm uma composição orgânica, como almofadas de linho, mantas para poltronas e sofás com revestimento de tecido natural. O uso de tapetes e roupas de cama feitos com esse tipo de material também são uma boa pedida.

Você ainda pode inserir elementos que façam alusão à natureza, como fotos, quadros e estampas. E, claro, leve o verde para dentro de casa, apostando em vasos de plantas pelos ambientes.

Por fim, tenha em mente que, para a sua decoração escandinava ser ainda mais encantadora, é importante prestar atenção nos detalhes.

Assim, você consegue criar uma composição harmoniosa entre elementos contrastantes, como os de estilo clássico ou moderno. Apesar de parecer uma mistura arriscada, você pode aplicar a decoração escandinava em qualquer cômodo.

_

Gostou dessa tendência e quer adotá-la em sua casa? Baixe o e-book gratuito A decoração que combina com o seu estilo e saiba como criar uma composição que tenha a sua cara!

banner-blog-2