Decoração

5 truques de decoração para ampliar ambientes pequenos

Compartilhe nas redes sociais:

Os apartamentos pequenos estão cada vez mais comuns nos grandes centros urbanos. A procura por uma localização privilegiada (mais próxima do trabalho), aumentou a demanda por espaços pequenos, de 30 a 60 metros quadrados. Com espaços cada vez mais reduzidos, decorar pode ser um desafio para os moradores. Pensando nisso, fizemos uma lista de 5 truques de decoração para ampliar ambientes pequenos.

O primeiro passo para quem está buscando maneiras de melhorar a decoração e ampliar ambientes pequenos é planejar. Por ser menor, cada espaço é importante demais para ser desperdiçado ou mal utilizado. Além disso, a integração dos ambientes é fundamental para torná-lo mais dinâmico.

Portanto, tire as medidas de todos os cômodos antes de comprar qualquer móvel ou eletrodoméstico, para evitar desconforto ou descobrir que ele não cabe na sua casa. Essa dica vale tanto para quem está adquirindo um imóvel ou para quem quer mudar a decoração do lar.

truques-de-decoração-2

Móveis sob medida

Quanto menor a área, maior a necessidade de adquirir móveis sob medida. Eles são feitos para ter um encaixe e instalação de acordo com os limites de uso e do ambiente. E claro, economizam muito espaço.

truques-de-decoração-3

Espelho

O velho truque do espelho ainda funciona muito bem. Ele amplia ambientes pequenos e também garante maior iluminação, em salas e corredores. Mas é importante mantê-lo sempre limpo, para garantir essa amplitude.

Espaços para guardar objetos

Um dos maiores segredos para ampliar ambientes pequenos e criar uma decoração moderna é o uso de compartimentos secretos ou funcionais. Um banco que possui espaço para guardar livros, cama com compartimento para guardar a roupa de cama são alguns dos exemplos mais explorados.

Os nichos também fazem muita diferença e ajudam a organizar elementos ou criar armazenamentos que não atrapalham no dia a dia. Use e abuse dos compartimentos no seu apartamento.

truques-de-decoração-4

Porta de correr

A funcionalidade é o principal trunfo da porta de correr. Elas são fáceis de inserir nos ambientes e otimizam o espaço. Além disso, ela pode ser usada tanto para esconder um ambiente, enquanto decora outro.

Cores neutras

Nós já falamos aqui da importância das cores neutras para quem quer transformar a decoração. Nos apartamentos que precisam ampliar ambientes pequenos, elas ajudam a dar a sensação de amplitude e conforto.

Outra dica de ouro para quem quer ter um apartamento organizado e funcional é a simplicidade. O excesso de móveis, decoração e elementos dão a sensação de que o espaço é muito menor e carregado. Pratique o desapego e elimine o que não é usado, mantendo apenas o que você aproveita no dia a dia. Isso facilita na organização dos ambientes e na praticidade do seu lar.

Aproveite e veja outras dicas de decoração aqui.