Arquitetura

4 tendências de arquitetura e decoração para 2023

Compartilhe nas redes sociais:

Saber as principais tendências de arquitetura e decoração para 2023 é uma ótima forma de se modernizar e garantir a escolha mais adequada para o seu projeto de decoração.

Cada cliente tem seu estilo e sua personalidade, mas, de modo geral, todos querem saber o que está em alta para conseguir deixar seu espaço de um jeito único. 

Afinal, identificar-se com o que está em alta é um excelente modo de ter seu ambiente valorizado. A melhor forma de fazer isso é, de preferência, unindo gosto próprio com o que é tendência no mercado. 

Por isso, trouxemos a seguir informações sobre as atualizações que prometem ser muito fortes no próximo ano. Então, se você já estiver pensando em um novo projeto, fique de olho! Você verá como é possível aplicar algumas delas com simplicidade e bons resultados. Boa leitura!

Principais tendências de arquitetura e decoração para 2023

Todo ano, algumas tendências se renovam, mas muitas reforçam o que vem sendo moda no ano interior. Em outras situações, trazem novos recursos, que levam um tempo para serem bem aceitos pelo público em geral. Confira a seguir os destaques para a decoração em 2023:

1- Design biofílico

Também conhecido como biofilia, este conceito se liga à ideia de valorizar a presença da natureza em uma obra. Para promover maior tranquilidade e relaxamento, além de frescor, tons de verde e elementos naturais, como plantas e folhagens, são agregados aos cômodos nessa perspectiva.

Além disso, animais, paisagens e até estampas que remetam ao meio ambiente são bem-vindos nessa moda. 

2- Ambientes multifuncionais

Devido ao número de imóveis menores, priorizar a praticidade nos espaços é essencial. Nesse sentido, investir em ambientes multifuncionais pode ser uma nova ideia para os setores de arquitetura.

É o caso de salas integradas com a cozinha ou áreas gourmet. Essa tendência também pode agrupar escritórios junto aos quartos para maior aproveitamento de espaço, muitas vezes, com os móveis projetados para funcionarem tanto como bancada quanto como mesa.

Em apartamentos menores, é comum ver gabinetes (para home office) projetados até mesmo em sacadas. Tudo isso é possível desde que o cenário seja protegido.

Aliás, as varandas podem servir como um lugar para a prática de esportes e atividades físicas (como yoga).

3- Móveis e formas arredondadas

Pode parecer muita novidade, mas a mobília com formas arredondadas está com tudo entre as tendências de arquitetura e decoração para 2023.

Quando bem planejados, esses móveis não ocupam muito espaço e compõem um design diferenciado no todo.

A ideia cai bem em mesas, cadeiras, sala de jantar ou em poltronas da sala. Na cozinha, também pode ser vista – apenas com os cantos arredondados, de maneira a se encaixar perfeitamente nas áreas disponíveis. Isso traz elegância e pode também funcionar como um toque especial na decoração.

4- Automação e detalhes

Por último, uma atualização na área que já vem se apresentando há tempos, mas se fortaleceu nos últimos anos, é a automação.

As vantagens de ter uma casa com esse tipo de tecnologia vai além da sofisticação e proporciona também economia de dinheiro – garantindo que tudo funcione somente nos horários e nos momentos certos. 

A iluminação é um dos pontos que mais ganham com essa tendência no que se refere à beleza. Uma sala que tenha um jogo de luz adaptado com sensores e saiba acender ou apagar de acordo com o movimento dos ocupantes torna tudo mais luxuoso.

Os spots, que permitem iluminação mais direcionada, podem ser programados para isso – sem contar os detalhes de acabamento como as tomadas. Mesmo discretas, elas podem ter um ar rebuscado e completar a delicadeza e o estilo em si. 
Conseguiu entender um pouco mais sobre essas tendências de arquitetura e decoração para 2023? Aproveite para saber também como a biofilia pode ser melhor incorporada em um ambiente e baixe nosso guia de tendências em acabamento e iluminação.