Arquitetura

5 home offices projetados por arquitetos que são pura inspiração

Compartilhe nas redes sociais:

No mundo digital e intensamente conectado em que vivemos, os escritórios em casa têm se tornado cada vez mais uma tendência. Para você conhecer as diferentes possibilidades de decoração desses espaços, vamos mostrar, neste artigo, alguns home offices projetados por arquitetos.

Com base nesses projetos, você pode analisar as boas práticas utilizadas para compor um ambiente adequado ao trabalho remoto. Além disso, pode se inspirar para criar sua própria decoração.

Então, confira 5 home offices projetados por arquitetos e, ao final, veja algumas dicas de como deixar esse espaço ainda mais funcional!

Conheça 5 home offices projetados por arquitetos

5 home offices projetados por arquitetos que são pura inspiração-2

1. Home office do bem-estar, de Andrew Maynard

O australiano Andrew Maynard veio para mudar a concepção que liga trabalho a estresse e ansiedade. Em seu projeto de home office, o arquiteto substitui o escritório fechado por um espaço que traz o conforto e o bem-estar de viver em casa.

Para tornar o local de trabalho mais acolhedor, este é um dos home offices projetados por arquitetos que mais ganhou luz natural, além de adicionar muitas plantas espalhadas pelo ambiente e uma decoração moderna e descontraída para gerar mais alegria no dia a dia.

5 home offices projetados por arquitetos que são pura inspiração-3

2. Home office no lugar certo, de Renato Andrade e Erika Mello

O home office projetado pelo escritório de arquitetura Andrade & Mello partiu do princípio de que, em primeiro lugar, é preciso saber o objetivo do espaço. Há quem use o local apenas esporadicamente ou em alguns dias da semana. Em outros casos, o ambiente é o lugar de trabalho diário da pessoa.

De acordo com os objetivos e a necessidade, o projeto pode ser desenhado mais adequadamente. Para quem tem espaço e utiliza o local com frequência, a ideia é investir em um espaço exclusivo, com privacidade, silêncio e boas condições para trabalhar. No caso, Andrade e Mello usaram a sacada para aproveitar o ambiente arejado e iluminado.

5 home offices projetados por arquitetos que são pura inspiração-4

3. Home office em qualquer cantinho, de Cris Paola

Já para quem não tem muito espaço, os home offices projetados por arquitetos como Cris Paola propõem a possibilidade de transformar qualquer cantinho no local de trabalho. Em apartamentos pequenos, por exemplo, é possível utilizar a sala ou o quarto para isso.

O importante é pensar na dimensão e disposição do mobiliário. Para aproveitar melhor o espaço, Cris Paola dá preferência à bancada fixa ou a uma mesa encostada na parede. Também deve-se levar em consideração bancadas com altura e profundidade adequadas e cadeiras confortáveis e com encosto.

5 home offices projetados por arquitetos que são pura inspiração-5

4. Home office planejado, de Maurício Arruda

Os home offices projetados por arquitetos como Maurício Arruda, do programa Decora, do canal GNT, têm o objetivo de trazer mais organização para o ambiente. Para isso, é preciso pensar em onde guardar os livros e materiais de escritório e otimizar o espaço com a disposição correta dos móveis.

Além disso, o planejamento do espaço não deve desconsiderar as tendências de decoração e os interesses dos usuários do home office. O resultado é um espaço com décor cheio de estilo e, ao mesmo tempo, bem organizado.

5 home offices projetados por arquitetos que são pura inspiração-6

5. Home office personalizado, de Cristiane Schiavoni

Por fim, a maior inspiração para criar seu home office deve ser você mesmo. É o que a arquiteta Cristiane Schiavoni faz ao criar um home office personalizado e com a cara da pessoa que vai trabalhar ali.

Para criar um décor assim, basta inserir elementos que têm a ver com o seu gosto e a sua personalidade. Você pode usar papel de parede, quadros, cores e demais itens decorativos que deixem o espaço mais autêntico e único.

Bônus: Dicas para montar o seu próprio home office

Para montar um home office, é preciso ter alguns cuidados especiais. Afinal, para trabalhar bem e manter a produtividade, o ambiente precisa estar adequado ao propósito de uso.

Por isso, além das inspirações de home offices projetados por arquitetos acima, temos algumas dicas para você acertar ao projetar o seu:

  • Delimite uma área para o home office – seja um espaço exclusivo ou um cantinho – para que você tenha concentração e tranquilidade;
  • Garanta condições adequadas para trabalhar, como boa ventilação e luz natural ou branca quando artificial;
  • Utilize móveis ergonômicos para dar mais conforto e não prejudicar a sua saúde;
  • Invista em estantes, prateleiras, nichos – suspensos ou de chão – para deixar tudo organizado e com fácil alcance;
  • Use o poder das cores não apenas para decorar seu home office, mas também para trazer mais concentração, criatividade e produtividade ao seu dia a dia.

_

Gostou dos home offices projetados por arquitetos e se inspirou para criar o seu? Para mais dicas e possibilidades de decoração, acompanhe nosso Pinterest!