Arquitetura

Tendências de iluminação para 2021

Compartilhe nas redes sociais:

Um dos elementos mais importantes em um projeto de decoração é a iluminação. Quando usada de modo correto, ela valoriza os espaços, traz mais conforto a um cômodo, mais claridade a outro, realça os detalhes – enfim, faz toda a diferença para que cada ambiente fique mais bonito e aconchegante.

Pensando nisso, resolvemos trazer as principais tendências de iluminação para 2021, para você dar aquele toque especial no seu projeto. Veja os modelos mais atuais de luminárias, os estilos de iluminação em voga e outras dicas interessantes!

9 tendências de iluminação para 2021

1. Luminárias com traços geométricos

luminária preta geométrica

Um dos itens de decoração que são tendência para 2021 são as luminárias. E aquelas com traços retos e formas geométricas são uma ótima opção para quem adora um estilo mais sofisticado e elegante. As luminárias com esse design podem ser dos mais variados tipos: de mesa, de chão, pendente ou arandela.

2. Lâmpadas em LED

Luminária

Para potencializar o design luxuoso das luminárias geométricas, a tendência é usar lâmpadas em LED, pois elas têm uma iluminação mais potente. Quer ainda mais força nesse décor? Use um material de metal e você terá um estilo deslumbrante.

3. Luminárias com formas orgânicas

Luminária

Em alternativa aos modelos geométricos, estão as luminárias mais curvilíneas, com suas linhas sinuosas, formatos circulares e traços abstratos. Para apostar nessa tendência de iluminação, você pode usar as luminárias:

  • Curvas;
  • Em círculos;
  • Com linhas ondulares;
  • E até com aquele design todo emaranhado.

4. Iluminação clean

Iluminação clean

Desde que o minimalismo se tornou tendência na decoração, ele nunca mais saiu de moda. Quem é adepto da corrente clean pode optar por peças mais modernas e inovadoras, como:

  • Pendentes com formas simples, lineares e ultrafinas;
  • Pontos de luz periféricos;
  • Peças com iluminação indireta;
  • Marcenarias iluminadas;
  • Perfis de LED para gesso, alvenaria e piso;
  • Iluminação no frame, ou seja, sem armações ou bordas.

5. Iluminação natural

Ambientes com luz natural

Mais uma das tendências de iluminação para 2021 é a iluminação natural – ideia em forte crescimento em todo o mundo. Cada vez mais as pessoas têm sentido a necessidade de abrir suas casas para deixar a natureza entrar.

Nesse sentido, a tendência é permitir a entrada da luz solar usando, por exemplo, claraboias e portas e janelas de vidro. Além de deixar o ambiente mais agradável e bem iluminado, você economiza energia.

6. Iluminação sustentável

Iluminação sustentável

Os cuidados com o meio ambiente é uma preocupação mundial que cresce a cada dia. Por isso, aliada à iluminação natural, está a tendência da sustentabilidade. Nesse contexto, o conceito de energia fotovoltaica ganha força por meio do uso de placas solares nos projetos arquitetônicos.

Mas você também pode adotar medidas sustentáveis mais simples, como optar por materiais como os embutidos de ABS, além de luminárias recicladas.

7. Iluminação inteligente

Vivemos em uma era em que a necessidade de natureza se mistura com o avanço da tecnologia. Nesse contexto, a iluminação inteligente se torna uma grande aliada. Isso porque as lâmpadas inteligentes contribuem para a economia de energia.

Além disso, essa tendência de iluminação para 2021 vem para trazer mais facilidade na vida das pessoas. Por meio de conectividade Bluetooth ou Wi-fi, é possível ligar e desligar as luzes remotamente, ou seja, em qualquer lugar que você estiver.

Mulher segurando celular

8. Iluminação com múltiplas funcionalidades

Além do controle remoto do sistema de iluminação residencial, uma tendência para 2021 é proporcionar um ambiente cada vez mais estilizado e em conformidade com os gostos e os hábitos do morador.

Para isso, a iluminação pode contar com funcionalidades como as lâmpadas inteligentes RGB, que permitem mudar as cores dos ambientes e as tonalidades da luz (das mais frias às mais quentes). Com a dimerização, você também pode regular a intensidade da luz, adaptando o ambiente para deixá-lo da forma que mais agrada a você.

9. Tomadas diferenciadas

Tomadas e interruptores weg

Mais uma das tendências de iluminação para 2021 são as tomadas diferenciadas e inovadoras. Essas peças estão deixando de ser apenas funcionais, adquirindo um papel importante na composição da decoração.

Muito além dos modelos básicos, já existem no mercado tomadas e interruptores em diversas cores, com designs diferenciados e inclusive funcionalidades variadas, como luz de LED nas teclas e módulos com entrada USB. Saiba onde encontrar as tomadas e interruptores WEG.

Gostou de conhecer as principais tendências de iluminação para 2021? Então, aproveite para ficar por dentro das novidades e confira também as tendências em acabamentos elétricos!