Arquitetura

Projeto de Chalé: custos, vantagens e inspirações

Compartilhe nas redes sociais:

Charme, simplicidade e aconchego são palavras amplamente utilizadas para descrever esse tipo de construção que está cada vez mais em alta. Para você, que é arquiteto, pensar em incluir projetos de chalé em seu portfólio pode ser uma grande vantagem de negócios.

O modelo Chalé é versátil, sendo considerado perfeito para os descansos de férias e fins de semana, como também, para alguns pode ser uma moradia perfeita e relaxante. Devido a isso, esse projeto arquitetônico é um dos mais escolhidos por pousadas.

Prossiga com a leitura e encontre inspirações para o seu projeto de chalé, veja as vantagens desse tipo de construção e seus custos. Confira!

Chalé de madeira

Trabalhar em um projeto de chalé de madeira é algo que agrega inúmeras qualidades para o profissional. Ele segue o estilo de arquitetura desenvolvido pelos produtores de leite que construíam casas com telhados bem inclinados.

Com o passar dos anos, o chalé caiu no gosto popular e ganhou diferentes versões e formatos.

Quais as vantagens de realizar um projeto de chalé

Entre as principais vantagens de realizar um projeto de chalé, podemos destacar:

  • Ambiente aconchegante: o chalé de madeira remete ao campo e à natureza, trazendo assim uma sensação de aconchego e acolhimento;
  • Isolamento térmico: a madeira é um ótimo isolante térmico, capaz de deixar o chalé em uma temperatura neutra;
  • Durabilidade: feito com materiais de qualidade e ganhando tratamento adequado, a durabilidade e resistência do chalé de madeira é grande e pode durar por muitos anos;
  • Baixo custo de construção: o projeto de chalé geralmente dispensa o uso de cimento, tijolos e tintas. Desse modo, o custo da construção cai quando comparado a outros modelos de casa;
  • Pouco tempo de construção: existem projetos mais simples que são finalizados no prazo de um mês e a média para se construir um chalé é cerca de 3 meses, com exceções de projetos mais elaborados.

Quanto custa um projeto de chalé

Em média, um chalé construído de maneira tradicional pode atingir o valor de R$ 1.500,00 por metro quadrado. Contudo, se a construção for feita em madeira pré-fabricada, o valor é em média de R$ 1.260,00 por metro quadrado.

Mas lembre-se de que os valores podem variar pelos seguintes fatores:

  • Custo do material;
  • Etapas da construção;
  • Tipo de mão de obra contratada;
  • Localização;
  • Níveis do terreno.

Inspire-se nos diferentes tipos de projeto de chalé

Mesmo que o chalé seja considerado uma construção padronizada, há diferentes formas de construí-lo. A seguir, inspire-se nos diversos projetos de chalé de madeira que você poderá oferecer aos seus clientes. Confira:

Chalé de madeira pré-fabricada

Para aquelas pessoas que têm pressa, é possível direcioná-los para os modelos de chalé de madeira pré-fabricada. Pode ser projetado em qualquer tamanho. Uma das maiores vantagens desse tipo de construção é o custo já determinado no início da obra.

Chalé rústico de madeira

O chalé de madeira clássico, em geral, remete a algo mais rústico. Contudo, neste modelo, além da arquitetura, toda a decoração interna do chalé assim como o revestimento das paredes, piso, móveis e objetos devem remeter ao mesmo padrão de estilo.

Chalé de madeira e vidro

Neste caso, seu projeto será misto, em que a construção é feita com uma estrutura de madeira, e, suas janelas e portas possuem acabamento em vidro. Esse tipo de chalé reflete uma arquitetura moderna e contemporânea.

Chalé de madeira simples

Esse tipo de projeto tem foco em simplicidade e não possui grandes complexidades na sua arquitetura e decoração. É considerado uma ótima opção para quem prefere um estilo mais minimalista.

Como decorar um chalé de madeira

A decoração do chalé pode ser inovadora e dispor de diferentes tipos de madeira na composição dos revestimentos. Além disso, procure mesclar diferentes tipos de coberturas como madeira, ferro e vidro.

Para trazer uma sensação ainda maior de aconchego ao ambiente, recomenda-se pintar as paredes de um tom mais claro que o restante do chalé. Além disso, para não exagerar na decoração e garantir uma boa circulação dentro do espaço, os móveis devem ser bem distribuídos.

Gostou de nossas inspirações de projeto de chalé?  Aproveite para baixar agora o material rico “Regras nada básicas para otimização de ambientes”.