Negócios

Como agir na primeira reunião com o cliente

Compartilhe nas redes sociais:

O sucesso da parceria entre o arquiteto e o cliente depende bastante da primeira reunião. É nesse primeiro encontro que o profissional tem a chance de convencer o contratante de que possui todos os recursos necessários para elaborar um projeto satisfatório, tanto para o cliente quanto para o próprio projetista.

Para que a primeira impressão seja positiva, separamos algumas dicas que todo profissional de arquitetura e urbanismo, mesmo os mais experientes, devem adotar para conquistar, encantar e transmitir confiança para seus clientes.

Vá preparado

É mais difícil causar uma boa impressão de improviso. Preparar-se com antecedência é de bom tom e mostra respeito com o cliente. Nesse primeiro contato, é importante apresentar uma boa aparência, ser pontual e marcar o encontro em um ambiente adequado.

Não deixe de ter à mão seu portfólio. É ele que irá comprovar sua capacidade profissional e facilitará sua apresentação para o cliente.

Caso cobre honorários pela consulta inicial, é imprescindível deixar isso claro no momento do agendamento da visita, para não haver surpresas.

Veja também: Como atrair mais clientes para o seu escritório de arquitetura

A primeira conversa

Prepare-se para ouvir bastante durante a primeira reunião com o cliente. Cada informação fornecida por ele é importante para direcionar a elaboração de um projeto que satisfaça suas necessidades. Transforme a conversa em um bate-papo e apresente suas ideias de forma simples e segura, dispensando termos técnicos demais que o façam parecer arrogante ou que possam constranger a outra parte.

primeira-reunião-2

Levantamento preliminar

Alguns clientes passarão todas as informações na primeira conversa, outros vão precisar antes de qualquer coisa entender qual a função de um arquiteto e urbanista. Esteja preparado para isso e, caso a reunião aconteça longe da futura obra, solicite fotos do local para avaliar questões como as condições do imóvel ou terreno, as dimensões e a topografia.

Coletar esses dados permitirá que o projetista elabore um panorama geral do que pode ser executado já na primeira reunião com o cliente.

Adapte o briefing

Um briefing preenchido adaptado às particularidades de cada cliente é um dos pilares de um projeto com bons resultados. O questionário deve perguntar o estilo preferido de arquitetura do contratante, gostos e hábitos pessoais, seus desejos e expectativas. Questões como quais as atividades realizadas no imóvel, as exigências referentes a conforto acústico e térmico e o tempo disponível estimando para o início e fim da obra não podem ficar de fora.

Nos projetos empresariais, também é importante saber qual a função e imagem da empresa, e como a equipe deve ficar disposta para melhorar os processos e fluxos internos.

Para saber mais

À medida que vai desenvolvendo sua carreira, a carteira de clientes de um profissional da construção civil tende a crescer. E com o aumento do número de projetos para gerenciar, podem surgir problemas decorrentes da desorganização em escritórios de arquitetura. Confira nossa seleção de dicas organizacionais para que você possa manter um controle estruturado dos seus arquivos e projetos.

O que não pode faltar em um projeto de arquitetura