Arquitetura

Certificação Fitwel: saiba o que é e qual é a sua relevância para os empreendimentos

Compartilhe nas redes sociais:

A Certificação Fitwel foi criada e mantida pelo Center for Active Design (CfAD) nos Estados Unidos. Ela tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de empreendimentos saudáveis que melhoram a saúde e o bem-estar dos seus moradores e ocupantes no geral.

Essa certificação predial vai além de medidas de sustentabilidade como eficiência energética e hídrica. O seu maior foco está na qualidade de vida de quem frequenta ou habita essas construções.

Prossiga com a leitura deste conteúdo para entender como a Certificação Fitwel surgiu, o que ela significa, qual é a sua importância e quais são as vantagens para um empreendimento ao obtê-la. Confira!

O que é e como surgiu a Certificação Fitwel

A Certificação Fitwel é um sistema de certificação comprometido com a construção de empreendimentos planejados para fortalecer e melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Essa certificação foi desenvolvida pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC) e pelo General Services Administration (GSA), que contam com especialistas em saúde e design do governo norte-americano.

Foram usados mais de 3.000 estudos científicos com o principal objetivo de encontrar estratégias que permitissem a construção de edifícios mais saudáveis. Além disso, os especialistas observaram que tipo de infraestrutura teria potencial para promover a melhoria na saúde e no bem-estar das pessoas.

O guia de boas práticas de projeto para saúde e bem-estar foi aplicado a empreendimentos pela primeira vez em 2012 pelo prefeito Michael Bloomberg da cidade de Nova York.

Hoje a Certificação Fitwel é operada mundialmente pelo Center for Active Design dos EUA, uma instituição sem fins lucrativos, e está presente em mais de 180 países.

Objetivos da Certificação Fitwel 

Conheça os principais objetivos da Fitwel que, ao invés de buscar apenas lucros, se preocupa em proporcionar o melhor estilo de vida aos seus ocupantes:

  • visa promover um impacto positivo na saúde de toda a comunidade;
  • explora reduzir a morbidade e absenteísmo;
  • quer apoiar a equidade social de populações vulneráveis;
  • propõe inspirar sentimentos de bem-estar;
  • procura sempre oferecer opções de alimentos mais saudáveis;
  • quer promover a segurança dos ocupantes;
  • e, por fim, pretende aumentar as atividades físicas.

Requisitos da Certificação Fitwel

Como você viu, a Certificação Fitwel promove a sustentabilidade das construções e a qualidade de vida das pessoas.

Estão aptos a receber a certificação tanto prédios residenciais e corporativos em construção quanto edificações que já estão prontas e em funcionamento.

O selo possui três graduações diferentes: uma, duas e três estrelas. Ele é concedido conforme a pontuação, que vai de 90 a 144 pontos. O processo de avaliação do edifício pode durar até 16 semanas.

É preciso comprovar quais estratégias de bem-estar a construção tem. São mais de 60 estratégias em 12 diferentes categorias.

A maior preocupação é sempre a saúde dos moradores e dos ocupantes em geral. O acesso gratuito à água potável, bem como a qualidade dessa água e a acessibilidade de pessoas com deficiência são exemplos dessa preocupação.

Importância da Certificação Fitwel

Por muito tempo, foi-se olhado apenas para a questão financeira de uma nova edificação, esquecendo-se dos usuários. Entre as vantagens dessa certificação, está a grande preocupação ao erguer um edifício novo.

Ninguém quer um imóvel em que pessoas doentes morem, um local que afete a saúde física e mental delas. A construção pode ser maravilhosa esteticamente, mas, se for ruim para quem habita nela, ela falhou.

Além disso, cerca de 49% dos proprietários de edifícios estão dispostos a pagar mais se eles demonstrarem ter um impacto positivo na saúde.

Os investidores têm buscado cada vez mais opções certificadas, com boas práticas sustentáveis e sociais.

Já para os usuários, a maioria é 84%, entende como seus imóveis dão suporte à saúde devido o acesso às informações e aos dados de desempenho para certificar um projeto.

Os requisitos exigidos pela Certificação Fitwel trazem impactos positivos na vida das pessoas, sendo assim vantajoso também para as organizações.

Além disso, pesquisas indicam que pessoas mais felizes e saudáveis são:

  • mais produtivas;
  • eficientes;
  • cumprem com os seus compromissos e as suas obrigações.

Isso é excelente tanto para funcionários quanto para os patrões que podem trabalhar em harmonia.

Uma arquitetura e construção civil que não visem somente os lucros e estejam preocupadas em trazer saúde e bem-estar para os ocupantes dos seus edifícios já fazem parte do agora e prometem estar cada vez mais presentes no futuro.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para baixar o nosso infográfico sobre “Acessibilidade na Construção Civil”.