Arquitetura

Casas do futuro: 4 fatores que serão mais valorizados

Compartilhe nas redes sociais:

Assistentes virtuais, automatização de luzes, robôs que limpam a casa… Os avanços da tecnologia têm surpreendido e se incorporado cada vez mais à rotina dos lares. No entanto, para esta década, as apostas das casas do futuro vão além da inteligência artificial.

Neste post, reunimos as principais características da arquitetura e decoração dos imóveis e as expectativas do mercado de construção civil sobre o que será tendência nos próximos anos.

Quer saber quais serão os quesitos mais valorizados daqui para frente? Confira abaixo!

Conexão com a natureza e sustentabilidade

As green buildings (construções verdes) já são uma realidade no mundo todo. Por exemplo, já é discutido se, no futuro, os shoppingscenters a céu aberto serão um padrão a ser seguido. A proposta é gerar a experiência em áreas externas, oferecendo bem-estar ao cliente e desconectando-o da venda direta.

O período de isolamento social aproximou mais o público da necessidade de se conectar com a natureza a partir de pequenas alterações na rotina diária. Com isso, a procura por jardins, hortas próprias e o desejo por uma vida mais sustentável se estendeu ao comportamento cotidiano da população.

As catástrofes ambientais recorrentes no mundo todo reforçaram ainda mais a adaptação para consumos e construções cada vez mais conscientes. Com isso, as expectativas para as casas do futuro unem não só a busca por ambientes mais arborizados como também soluções que tragam menor impacto ambiental.

Investimentos em placas fotovoltaicas e em abastecimento de energia e água por meio de alternativas de reaproveitamento são excelentes opções econômicas. Além disso, a integração com espaços e jardins verdes é um dos ideais de novos projetos e razão de reformulações para muitos espaços.

Casas inteligentes

Em um mundo no qual “tempo é dinheiro”, a tecnologia tem sido a maior oportunidade para oferecer conveniência e disponibilidade aos usuários em pequenas e grandes soluções. Na arquitetura, a realidade virtual e a automatização têm crescido exponencialmente.

O que antes era inimaginável, agora é feito à distância e com o auxílio do próprio celular na palma da mão. Nas casas do futuro, a união entre estética e funcionalidade combina perfeitamente em detalhes que fazem a diferença.

Não precisar carregar as chaves em função de adquirir fechaduras eletrônicas, desligar e alterar a intensidade das luzes por meio de um aplicativo no celular, acionar eletrodomésticos periodicamente: tudo isso já é possível.

As ideias em prática são incontáveis, tomada, ar-condicionado e televisão não precisam mais de botões ou controles para ligarem, tudo é feito de modo automatizado a partir de simples aplicativos. O limite? A criatividade e a empatia de quem projeta a partir da perspectiva do próprio morador. A expectativa é que as transformações façam parte do cotidiano de modo cada vez mais rápido.

Minimalismo

O lifestyle se consagrou no design, na moda e no dia a dia das pessoas. Com a premissa de que “menos é mais”, o minimalismo pode ser um grande aliado na integração de projetos e ambientes de qualquer tamanho.

A ideia é manter apenas os elementos essenciais, evitar excessos, unir estética e funcionalidade, priorizar conforto e praticidade e valorizar mais a qualidade do que a quantidade.

O conceito do minimalismo pode ser aplicado tanto em espaço menores quanto em ambientes maiores. O objetivo é construir espaços multifuncionais com uma estática mais clean, garantindo o conforto por meio dos detalhes.

No design, as cores que prometem são preto, branco e cinza, reforçando a ideia de discrição e clareza visual. Os principais portais de decoração e arquitetura já antecipam uma arquitetura e decoração de casas do futuro se fortalecendo acerca do estilo minimalista. Que tal integrá-lo desde já?

Aberturas de iluminação e ventilação

Um dos pilares principais da decoração integrada à necessidade de conexão com a natureza gira em torno da iluminação. Diretamente ligada ao bem-estar do ambiente, os aspectos de luz ganham ainda mais importância para um projeto.

Excelentes aliadas para a percepção externa vinculada ao uso de iluminação natural, as claraboias e aberturas zenitais garantem maior conforto e autenticidade aos ambientes. Além disso, explorar janelas, fachadas e paredes de vidro são uma grande tendência que integra modernidade e aconchego em uma só solução.

Gostou desse conteúdo sobre casas do futuro? Conheça os outros materiais no blog da WEG e fale conosco para conhecer nossas soluções.