Arquitetura

7 arquitetos conhecidos pela sustentabilidade

Compartilhe nas redes sociais:

A sustentabilidade é um tema cada vez mais urgente em nossa sociedade. E a crescente preocupação com os fatores ambientais, sociais e econômicos tem colocado em evidência alguns arquitetos que focam seus projetos nessa causa.

Se você também se interessa pela arquitetura sustentável, continue a leitura e conheça 7 arquitetos reconhecidos pelo foco na sustentabilidade!

7 arquitetos famosos pela sua preocupação com a sustentabilidade

7 arquitetos conhecidos pela sustentabilidade-2

1. Zaha Hadid

Um dos grandes nomes da arquitetura, Zaha Hadid foi uma arquiteta iraquiana-britânica e seu trabalho foi marcado pelo desconstrutivismo e pelo olhar crítico. Preocupada com os desafios da contemporaneidade, Zaha buscava construir projetos pensando na sustentabilidade e no combate à desigualdade social.

Seguindo essa ideia, o escritório Zaha Hadid Architects desenvolveu o projeto de um estádio de futebol totalmente de madeira e com energia sustentável, que foi recentemente autorizado a ser construído em Gloucestershire, Inglaterra.

7 arquitetos conhecidos pela sustentabilidade-3

2. Elena Caldini

Arquiteta natural de São Paulo, Elena Caldini sempre se interessou pela construção sustentável. Junto com Marina Matulja e Marcelo Bueno, ela comanda o projeto Casa de Terra, focado em conceitos como:

  • Casas ecológicas;
  • Design ecológico;
  • Bioarquitetura.

As edificações são projetadas levando em consideração o baixo impacto ambiental, o mínimo de geração de resíduos e o estímulo do uso de terra na construção. As casas de terra possuem estruturas modulares econômicas e se mostram como uma importante solução sustentável no universo da construção civil.

7 arquitetos conhecidos pela sustentabilidade-4

3. Sérgio Caldas

Arquiteto e urbanista, Sérgio Conde Caldas exorta a importância de um urbanismo mais consciente. Ao longo de sua trajetória profissional, buscou desenvolver-se tecnicamente para atender demandas sustentáveis em projetos arquitetônicos.

Aliando sustentabilidade e funcionalidade, o arquiteto busca transformar o jeito de habitar em grandes cidades. Para tanto, idealizou o Movimento Terras, a primeira vila ecológica na cidade do Rio de Janeiro.

7 arquitetos conhecidos pela sustentabilidade-5

4. Adriana Levisky

Adriana Levisky é graduada em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Sócia titular do escritório Levisky Arquitetos – Estratégia Urbana, Adriana busca soluções e ações estratégicas para projetos urbanísticos e institucionais.

Preocupada com as questões sustentáveis, Adriana também é membra do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS. Uma de suas obras de destaque é a Praça Victor Civita, que traz também o conceito de Museu Aberto da Sustentabilidade.

7 arquitetos conhecidos pela sustentabilidade-6

5. Ruy Rezende

Arquiteto e urbanista, Ruy Rezende fundou o escritório RRA (Ruy Rezende Arquitetura), que possui a missão de desenvolver projetos voltados para a construção sustentável.

Contando com uma equipe que atua nas áreas de arquitetura, urbanismo e paisagismo, Ruy Rezende mantém seus projetos alinhados com o conceito de sustentabilidade desde 1999.

Alguns exemplos disso são os projetos Parque Madureira – construção reconhecida mundialmente – e Universidade Petrobras, que se destacam pelos diferenciais técnicos pautados na sustentabilidade, construção econômica e eficiência acústica, energética e térmica.

7 arquitetos conhecidos pela sustentabilidade-7

6. Aníbal Sabrosa

Aníbal Sabrosa é arquiteto e urbanista formado pela Universidade Santa Úrsula no Rio de Janeiro. Ao lado de Rodrigo Sambaquy e Flávio Kelner, Aníbal fundou a RAF Arquitetura em 1989. Com o objetivo de praticar a boa arquitetura, a equipe se pauta na responsabilidade ambiental e social.

Além de atitudes sustentáveis disseminadas entre a equipe, a empresa conta com projetos ligados à sustentabilidade na construção civil e em conformidade com os parâmetros da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), como o INCA (Instituto Nacional de Câncer) e os hospitais Barra Star e Copa Star.

7 arquitetos conhecidos pela sustentabilidade-8

7. Sylvia Rola

Sylvia Meimaridou Rola é graduada em arquitetura pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Sustentabilidade das Cidades pela Universidad Atónoma Chapingo, no México. Sua atuação está ligada a temas como:

  • Ecoconstruções;
  • Meio ambiente;
  • Eficiência energética;
  • Conforto ambiental;
  • Arquitetura bioclimática.

A arquiteta, e também professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, fez parte da equipe que venceu o concurso nacional para a construção da Nova Casa NZEB (Nearly Zero Energy Building). O projeto pretende usar tecnologias que ajudam a poupar energia e a disseminar conceitos relacionados à sustentabilidade.

Como você pode ver, não são poucos os profissionais conhecidos por projetos focados em ações sustentáveis. Tema necessário e urgente hoje em dia, a sustentabilidade deve ser incorporada por todos – e arquitetos e decoradores não podem ficar de fora dessa causa.

Para se aprofundar no tema, aproveite para se inspirar também na decoração sustentável!