Decoração

Decoração Minimalista: como aplicar essa tendência gastando pouco

Compartilhe nas redes sociais:

Uma das grandes tendências para 2021, a decoração minimalista é muito mais que um estilo de décor ou de arquitetura, mas um estilo de vida.

Seguindo o lema “menos é mais”, a ideia é manter apenas os elementos essenciais, evitar excessos, unir estética e funcionalidade, priorizar conforto e praticidade e, ainda, valorizar mais a qualidade do que a quantidade.

Com esses princípios, a decoração minimalista é ideal para quem deseja compor um ambiente bonito, mas gastando pouco. Se esse é o seu caso, veja as dicas a seguir que separamos para você aplicar esse décor!

7 dicas para adotar a decoração minimalista gastando pouco

1. Defina o que é realmente necessário

Um dos grandes princípios da decoração minimalista é priorizar o que é realmente necessário em nossa vida.

Assim, você pode evitar excessos na decoração e ainda se desapegar de uma gama de pertences que só servem para ocupar espaço. Os móveis, por exemplo, devem ser apenas os necessários e essenciais.

Mas isso não significa que você não pode usar peças decorativas. Objetos simples, em pequena quantidade e em harmonia com o restante da composição podem trazer mais alegria e personalidade ao ambiente.

O importante é que, seguindo esse preceito, você verá que não precisa de muitas coisas para viver e, ainda, poderá decorar gastando pouco.

2. Aproveite os móveis multifuncionais

Uma dica para aplicar a decoração minimalista gastando pouco é apostar nos famosos móveis dois em um.

Os móveis multifuncionais, e também os retráteis, ajudam a organizar melhor os ambientes, trazendo mais funcionalidade e praticidade.

Além disso, você consegue liberar espaço, garantindo o estilo clean, e ainda economiza ao não precisar comprar vários móveis diferentes.

3. Considere o design dos móveis

Um cômodo simples, com poucos móveis e poucos objetos decorativos não precisa dar a sensação de monotonia ou falta de estilo.

Antes de tudo, a ideia é garantir móveis funcionais, práticos e essenciais. Mas, além disso, você pode investir em um design inovador e diferenciado.

Assim, você não precisa comprar muito mobiliário e, ao mesmo tempo, garante sofisticação e beleza na decoração minimalista.

4. Dê preferência à qualidade

O lema “menos é mais” já mostra como a quantidade excessiva é abominada na decoração minimalista. Mas, além disso, é importante pensar na qualidade dos seus objetos.

Como dissemos, o minimalismo preza por valores como funcionalidade, praticidade e conforto. Portanto, mesmo com um número reduzido de móveis, eles devem garantir boas características.

Além disso, esse estilo tende a dar preferência a peças com boa durabilidade, e não com grande obsolescência como a maioria dos dias de hoje.

5. Alie outras tendências na sua decoração

Os princípios da decoração minimalista, como consumo mais consciente e menos desperdício, combinam muito com outras tendências, como a decoração sustentável.

Por isso, uma boa ideia é trazer esses elementos para a sua composição. Assim, além de deixar o ambiente com a cara minimalista, você adota medidas sustentáveis, trazendo mais autenticidade para o décor e ainda gastando pouco.

6. Use uma paleta de cores neutra

Em relação às cores, para dar o efeito minimalista aos ambientes, a dica é usar tons mais neutros. Geralmente este estilo usa o branco, o cinza, o preto e os tons pastéis.

A vantagem é que, como a paleta de cores é mais reduzida nesse décor, você consegue dar o efeito clean gastando pouco.

Além disso, ao optar por uma paleta clara, isso contribui para trazer mais claridade ao ambiente. Como consequência, você consegue utilizar melhor a iluminação natural e diminui gastos com energia elétrica.

7. Preste atenção nos detalhes

Para dar mais vida aos ambientes sem precisar encher o cômodo de objetos decorativos, a dica é prestar atenção nos detalhes.

Pequenos pontos de cor na sala de estar, por exemplo, são o suficiente para tornar o cômodo mais caloroso, mesmo mantendo o básico e sem gerar poluição visual.

Para isso, você pode usar um vaso de flor, almofadas coloridas, uma cadeira com cor de destaque, uma obra de arte central e até eletrodomésticos fazendo as vezes de um objeto decorativo.

Lembre-se também que você pode usar tomadas e interruptores com design, cores e modelos diferenciados, para dar o acabamento final à sua decoração.

Gostou das dicas para aplicar a decoração minimalista em sua casa? Então aproveite para conhecer também a decoração artesanal, uma tendência cheia de autenticidade e consciência!