Arquitetura

Tecnologias para construção civil: veja o que estará em alta até 2022

Compartilhe nas redes sociais:

O aumento exponencial da população atual promove um cenário de alta demanda no setor imobiliário. Com isso, as tecnologias para construção civil aliam-se cada vez mais como fator transformador para o desenvolvimento de projetos e metrópoles.

Potencializar a produtividade, tornar projetos mais rápidos e ágeis, economizar recursos e aumentar a segurança dos trabalhadores são só parte dos benefícios dessa integração.

Com isso, as novidades no mercado são incontáveis e se tornam necessidades corriqueiras e extremamente úteis nos processos internos. Recursos que antes pareciam distantes, como a impressão 3D e o uso de drones, hoje em dia, são parte do cotidiano do setor e as perspectivas são otimistas.

4 tecnologias indispensáveis para a construção civil

Inovações como realidade aumentada, Digital Twins, BIM, Nuvem e o auxílio da tecnologia móvel prometem vir com tudo. Por isso, neste post, vamos explicar algumas ideias que aplicam as tecnologias para construção civil e estão revolucionando o setor. Confira:

Realidade Aumentada

Através deste recurso, é possível planejar com maior precisão as medidas e a expectativa do projeto. Essa imersão é feita a partir do uso de softwares de desenho que incluem a imagem 3D sobreposta ao local da construção. Por meio dessa tecnologia, os colaboradores conseguem identificar melhorias e garantir a correção de problemas antes da efetiva construção.

Essa economia de tempo e custos agrega tanto nos processos iniciais da obra quanto na hora da manutenção do projeto. Também na arquitetura, a exibição de cenários projetados em 3D para o cliente apresentando a planta em formato real e virtual tem se difundido como uma prática de vendas construtiva e eficiente.

Digital Twin

Este conceito, traduzido como gêmeo digital, se aplica a diferentes e amplas áreas. Aqui a tecnologia é usada de modo a auxiliar na hora de realizar os projetos além do papel e da caneta.

Sua principal característica é exatamente trazer a representação de objetos reais no ambiente virtual, criando dados ou sistemas específicos que se inspiram nas semelhanças de outros projetos para a construção do objetivo desejado.

Com a intenção de garantir a máxima funcionalidade e previsibilidade, as informações são essenciais para análise detalhada da estrutura projetada, dando suporte desde a planta até o comportamento dos materiais em cada caso.

BIM (Building Information Modeling)

Facilitador na revisão de projetos em andamento antes da sua finalização, o BIM, ou Modelagem de Informações da Construção, é uma das ferramentas digital twin para a concepção de linha de produção e modelos digitais de um projeto.

Com um detalhamento de dados voltados para análise, concepção e gestão da obra, ele engloba informações ricas de detalhes estruturais, elétricos e hidráulicos para todas as partes envolvidas. Assim, é possível evitar o retrabalho, garantindo mais tempo e qualidade para o seu projeto.

Sistemas em Nuvem

O armazenamento de dados em nuvem tem se tornado algo mais comum nos últimos anos. Se você já ouviu falar, mas ainda não sabe do que se trata, essa ferramenta está disponível em sites e aplicativos oferecendo o armazenamento de arquivos para disponibilizá-los em qualquer tipo de dispositivo e a qualquer hora.

Para a construção civil, facilita diretamente a troca de informações entre profissionais. Dessa forma, é fácil avaliar a revisão e a solução de processos em poucos cliques e em tempo real. A segurança é garantida: é possível selecionar quem tem acesso a cada tipo de informação.

Assim, você pode compartilhar as principais atualizações de modo ágil e seguro com as diferentes equipes responsáveis. A tecnologia auxilia diretamente na comunicação interna e externa, minimizando dificuldades e acelerando entregas.

O dia a dia voltado às tecnologias para construção civil

Conceituamos quatro das incontáveis soluções existentes no universo da construção civil. Você pode se aprofundar ainda mais e encontrar as opções mais adequadas a cada objetivo.

Cabe lembrar de que alternativas simples como o apoio do celular nos projetos e as atualizações de softwares do tipo CAD também são exemplos da influência das tecnologias na construção civil, servindo para facilitar a comunicação interna nas empresas e tornando a jornada de trabalho mais assertiva.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe outros materiais produzidos no nosso blog e não se esqueça de nos contar quais são as principais soluções tecnológicas que você acredita que serão tendência.