Negócios

Perspectivas para a construção civil após a pandemia

Compartilhe nas redes sociais:

A pandemia do coronavírus afetou grande parte do mercado, atingindo os mais diversos segmentos. Portanto, qual é a perspectiva para a construção civil depois da pandemia?

O setor tem criado ações e estratégias para amenizar os impactos e se preparar para o período pós-pandemia. Seja você um lojista ou uma construtora, é preciso se planejar não só para se manter forte durante esse momento mas também para o que vem depois.

Pensando nisso, neste artigo, mostramos algumas perspectivas para a construção civil após a pandemia. Com base em alguns insights e previsões, você terá mais clareza sobre o cenário econômico e poderá tomar melhores decisões. Confira a seguir!

4 perspectivas para a construção civil

1. Maior preocupação com a responsabilidade social

Se, por um lado, a pandemia acarretou muitos impactos negativos, por outro, ela trouxe ao setor a necessidade de refletir sobre suas práticas e seus processos. Uma dessas reflexões está relacionada com a responsabilidade social.

Como as construtoras e incorporadoras estão agindo em prol da comunidade? O que elas têm feito para dar suporte à população? Nesse contexto, as empresas do setor começaram a pensar mais nas ações sociais que podem adotar, fazendo da responsabilidade social uma tendência para o período pós-pandemia.

2. Processos de construção mais rápidos, sustentáveis e seguros

Já antes da pandemia, o setor de construção civil buscava novos sistemas construtivos, processos mais produtivos e métodos mais sustentáveis. Com o atual cenário, essa busca se intensificou para conseguir atender a novas demandas.

Foi o que aconteceu, por exemplo, em algumas regiões do Brasil com as obras hospitalares, cuja construção precisou ser rápida e sustentável. Nesse cenário, as construções modulares, que já vinham ganhando espaço no setor, tendem a se tornar ainda mais recorrentes após a pandemia.

Além disso, o desempenho e a qualidade dos empreendimentos serão cada vez mais valorizados nas construções de edifícios. Além de projetos com melhor vida útil e maior qualidade em termos de estrutura e acabamento, também haverá maior atenção com a saúde e a segurança das pessoas, seja pensando no bem-estar do cliente ou no do trabalhador da obra.

3. Reflexão sobre os espaços corporativos e residenciais

Junto com a necessidade de novos processos de construção, o setor passou a repensar os espaços construídos, seja corporativos, seja residenciais.

Nesse contexto, a tendência é que ocorra uma queda na demanda por espaços corporativos. Isso porque os planos de expansão de muitas empresas deixaram de ser prioridade e muitos negócios estão revendo suas práticas de home office.

Por outro lado, no mercado imobiliário residencial, a perspectiva é repensar os espaços dentro de casa e os produtos para esse segmento. Com o aumento do home office, por exemplo, uma casa precisa garantir não apenas privacidade mas também produtos que atendam às necessidades do cliente considerando essa nova realidade.

Também espera-se que os projetos de novos imóveis sejam modificados, criando, por exemplo, ambientes para home office em apartamentos e áreas de coworking em condomínios.

4. Reforço da estruturação das lojas on-line

O comportamento do consumidor já vem se tornando há alguns anos cada vez mais digital. Com a crise sanitária, isso se consolidou, trazendo uma nova perspectiva para lojistas do setor de construção civil.

O que se tem observado durante esse momento é que os negócios que já tinham uma estrutura de vendas on-line não sofreram tanto impacto, conseguindo minimizar as perdas causadas pelo coronavírus. O cliente, por exemplo, que precisava de materiais e produtos para uma obra durante a pandemia não deixou de ser atendido e, consequentemente, a loja não deixou de vender.

Isso mostra que, para aumentar as vendas na construção civil durante e após a pandemia, a tendência é que os lojistas reforcem suas estruturas de venda on-line ou, se já não o fizeram, passem a criar um e-commerce.

 

Essas são algumas perspectivas para a construção civil após a pandemia. Lembre-se de que o mais importante é ficar sempre atento ao mercado para que você se planeje com estratégia e volte a crescer após esse momento de crise.

acessibilidade