Arquitetura

O que esperar da tecnologia na arquitetura em 2018?

Compartilhe nas redes sociais:

A todo momento somos surpreendidos com evoluções ou inovações tecnológicas. Casas inteligentes, robôs, realidade aumentada e inteligência artificial são destaques da maior feira de tecnologia do mundo, a CES 2018. Mas qual será o impacto da tecnologia na arquitetura em 2018?

CES 2018

O CES é um lugar de encontro mundial para todos aqueles que prosperam no negócio das tecnologias de consumo. Possuído e produzido pela Consumer Technology Association (CTA), atrai os líderes empresariais e os pioneiros do mundo.

O evento acontece no mês de janeiro em Las Vegas e serve como base para tecnologias inovadoras há 50 anos, introduzindo inovações da próxima geração no cenário global. E hoje, vamos destacar quais das tecnologias apresentadas no evento vão impactar o mercado de arquitetura.

VR e AR (Realidade Virtual e Realidade Aumentada)

Este ano, a realidade virtual (VR), a realidade aumentada (AR) e a renderização em tempo real vão continuar transformando a arquitetura. O uso dessas ferramentas vai ajudar a mostrar as ideias e conceitos do design criado para clientes que não tem noção de espaço e não conseguem imaginar como vai ficar o ambiente.

https://www.youtube.com/watch?v=9-O1-6R_FTA

A tecnologia na arquitetura deve se concentrar nas pessoas e em suas necessidades ou desejos. As experiências humanas foram e sempre devem ser o centro da evolução dos serviços.

Robótica

A robótica está sendo usada na automação, para melhorar e agilizar construções, principalmente na aplicação de superfícies em metal. Com a automação, os robôs integram a arte com algoritmos, e o acabamento fica por conta dos humanos.

Por exemplo: se você pudesse pintar uma sala com um robô e deixar os detalhes para uma pessoa fazer, você pode se surpreender com o resultado e com a economia de tempo. Dizem os especialistas que o robô vai prosperar no mundo e que os seres humanos vão ficar apenas com os detalhes. Será?

Inteligência Artificial

As possibilidades do que os sistemas de inteligência artificial (IA) podem fazer para a indústria são infinitas. A partir das ferramentas aparentemente básicas, como AutoDraw e The Grid, as cidades inteligentes são o primeiro lugar onde essas tecnologias são testadas, uma vez que qualquer tecnologia AI precisa de uma infinidade de dados para serem bem-sucedidas.

Algumas empresas de construção civil já estão combinando as necessidades da indústria com a aprendizagem de máquinas. O Smartvid.io, por exemplo, procura identificar questões de segurança em canteiros de obras utilizando o aprendizado da máquina para combater milhares de imagens e vídeos.

BIM

O BIM – Building Information Modeling – também foi um tema muito discutido. Se você não sabe, essa tecnologia permite visualizar um modelo digital 3D de uma construção através da coleta de informações que são registradas em um depósito dinâmico de dados e continua os registros durante o ciclo de vida da obra.

Quando concluídos, esses modelos gerados por computador contêm geometria e dados precisos necessários para o apoio às atividades de construção, fabricação e aquisição por meio das quais a construção é realizada.

O BIM está seguindo em direção a uma revolução completa no setor de construção. Em um campo que é altamente fragmentado, esta é a primeira vez que os stakeholders vão poder trabalhar juntos no processo de design em um formato ecossistêmico, colaborativo e exclusivo.

Como será que essas inovações vão influenciar na arquitetura no futuro? Além de mudar a experiência do consumidor, a tecnologia na arquitetura também provoca mudanças e evoluções na profissão. Confira novas funções na arquitetura criadas pela tecnologia.