Tecnologia

Automação residencial Wi-Fi X cabeada: confira as vantagens e as desvantagens de cada modelo

Compartilhe nas redes sociais:

Atualmente, a tecnologia tomou conta dos lares brasileiros, seja no uso de dispositivos para abrir e fechar cortinas, seja no de sensores para ligar e desligar as luzes, entre outros. É cada vez mais comum ter uma smarthome.

Somente no Brasil, existe uma média de interesse nesse modelo de construção de 78% dos consumidores, superando a porcentagem mundial de 66%, além de já existir mais de 300 mil residências com equipamentos de automação residencial.

Para poder usufruir de toda essa tecnologia, a automação residencial pode ser feita de duas formas: cabeada ou sem fio. O modelo sem fio, pode usar dois tipos de tecnologias: a ZigBee e Wi-Fi, o uso da tecnologia Wi-Fi ainda é mais comum.

Mas qual opção utilizar? Para ajudar você nessa escolha, preparamos este artigo com as principais características, vantagens e desvantagens da automação residencial cabeada e por Wi-Fi, já que o modelo sem fio é mais utilizado atualmente.

Se você tem curiosidade para entender mais sobre o assunto, continue a leitura.

Automação residencial Wi-Fi ou cabeada: principais características e diferenciais

A automação residencial Wi-Fi ou cabeada nada mais é do que a integração de todos os sistemas da casa em um só lugar. Com ela, você consegue controlar diferentes recursos, como lâmpada, ar-condicionado, televisão, cortina, entre outros.

Tudo isso pode ser feito na central de controle, pela qual você conseguirá executar todos os comandos programados. Mas, para isso ser possível, você precisará conectar os dispositivos via cabo ou Wi-Fi.

No cabeamento, o ideal é projetar o sistema durante a construção da residência, caso contrário, será necessária uma reforma para incluir a infraestrutura elétrica.

Já o sistema de Wi-Fi é wireless, ou seja, tudo é via internet. Nele, é necessário apenas sincronizar os dispositivos na central de automação, que pode ser controlada pelo seu próprio celular.

Vantagens e desvantagens

Para entender qual é o melhor sistema para ser implementado na sua casa, o ideal é analisar bem os prós e os contras de cada um.

Por isso, confira abaixo as vantagens e as desvantagens da automação residencial Wi-Fi e cabeada.

Automação residencial via Wi-Fi

Esta é a opção mais popular do mercado por conta da sua fácil acessibilidade, da praticidade e do menor custo.

Com esse sistema, você consegue integrar diversos dispositivos inteligentes com um custo baixo. Ou seja, é muito mais econômico e viável.

Além disso, não demanda ajuda profissional para a instalação. Basta seguir as instruções da ferramenta para conseguir sincronizar o sistema. Simples, rápido e sem precisar de reformas, facilitando ainda mais a sua vida e deixando a sua casa tecnológica.

Porém, há também algumas desvantagens na automação via Wi-Fi. A primeira delas é a questão do alcance do sinal de internet, pois devemos lembrar de que nem sempre o roteador consegue dar conta de cobrir todos os cômodos da casa.

Devido a isso, o sistema pode apresentar falhas e interferências por conta do sinal fraco. Entretanto, esse problema pode ser facilmente resolvido se for utilizado um roteador de longo alcance ou repetidores wireless e um provedor de internet potente e confiável.

Automação residencial cabeada

Na automação cabeada, a maior vantagem está na estabilidade e na consistência do processo.

Diferente do Wi-Fi, os cabos garantem que não haja interferência nos recursos, ou seja, a chance de falhas é mínima ou praticamente zero.  

Toda essa tecnologia é unificada em uma central instalada na casa. Dessa forma, qualquer reparo ou manutenção necessária deverá ser feita nessa mesma central.

O problema desta opção é a infraestrutura que precisa ser projetada e muito bem planejada. Além disso, para implantação do sistema ou expansão dele, será necessário contratar técnicos especializados.

A automação cabeada também acaba tendo um investimento maior do que a opção Wi-Fi, já que necessita de mais equipamentos, cabos e ajuda especializada para instalação.

Portanto, podemos concluir que ela é mais indicada para sistemas robustos.

Automação residencial com a Weg Home

Agora que você já aprendeu mais sobre as opções de automação residencial cabeada ou Wi-Fi, que tal saber mais sobre a WEG Home?

A linha WEG Home para automação residencial possui soluções econômicas e confiáveis que contam com toda a expertise da WEG para deixar sua casa mais inteligente.

Os produtos são:

  • Módulos de controles para iluminação.
  • Sensores de presença.
  • Sensores de abertura de portas e janelas.
  • Câmeras IP.
  • Controle Universal.

Todas essas soluções possuem garantia de alta qualidade e procedência. Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a WEG Home:

As soluções da WEG Home podem ser sincronizadas com o Google Assistente ou com a Alexa, além de poder controlar e programar todos os dispositivos no aplicativo da marca.

E o melhor é que você consegue facilmente fazer a instalação. A Inteligência artificial da WEG faz a orientação para instalação e configuração dos dispositivos e ainda dá dicas e sugestões de aplicações. Além disso, você conta com todo o nosso suporte técnico e comercial.

Quer saber mais sobre essas soluções e acompanhar as novidades do setor tecnológico? Acompanhe o perfil do Instagram da WEG Home. Acesse aqui!