Arquitetura

7 tendências de acabamentos e revestimentos para 2021

Compartilhe nas redes sociais:

Com a pandemia do coronavírus, nossa vida e nossos lares mudaram. Com o isolamento social, as pessoas estão prestando mais atenção a suas casas, trazendo modificações e melhorias. Além disso, a necessidade de constante higienização tem trazido novas tendências de acabamentos e revestimentos para 2021.

Nesse contexto, o mercado de construção civil deve ficar atento para oferecer os produtos que atendam às novas demandas dos clientes. Da mesma forma, ao fazer uma reforma ou um projeto de arquitetura, é importante estar por dentro das novidades.

Pensando nisso, separamos 7 tendências de acabamentos e revestimentos que virão com força no próximo ano. Confira!

7 tendências de acabamentos e revestimentos para 2021

7 tendências de acabamentos e revestimentos para 2021-2

1. Superfícies homogêneas de quartzo

Superfícies lisas, homogêneas e fáceis de limpar serão cada vez mais requisitadas daqui para a frente.

Assim, a tendência é que revestimentos porosos, como as pedras, percam espaço. O mármore também tem alta porosidade e, ainda, não é muito resistente a produtos agressivos de limpeza.

Por isso, também é preciso pensar em materiais com boa resistência. Uma boa opção nesse caso é o quartzo, que oferece alta durabilidade, menos porosidade e facilidade para limpeza.

7 tendências de acabamentos e revestimentos para 2021-3

2. Porcelanato de grandes formatos

Nos quesitos resistência, baixa porosidade e facilidade de limpar, o porcelanato também ganhará destaque nos próximos anos.

Além disso, os porcelanatos de grandes formatos têm menos rejuntes, o que significa menor quantidade de materiais porosos.

Ou seja, é garantia de maior praticidade na hora da higienização, além de menor risco de estragar ou desbotar os rejuntes devido ao uso de produtos agressivos como água sanitária, álcool e demais materiais de limpeza.

7 tendências de acabamentos e revestimentos para 2021-4

3. Cerâmica para garantir limpabilidade

A limpabilidade será um dos principais critérios na escolha de acabamentos e revestimentos para 2021.

A cerâmica tem essa vantagem, além de evitar outros problemas, como infiltração. Outro grande ponto positivo é sua alta durabilidade, que normalmente é de cerca de 50 anos.

Mas aqui é importante ficar atento aos rejuntes. Nesse ponto, o porcelanato, por exemplo, tem a vantagem sobre a cerâmica por ter menos rejuntes.

7 tendências de acabamentos e revestimentos para 2021-5

4. Revestimentos de pisos vinílicos

Com o aumento da adoção de cães e gatos durante o período de confinamento, estão surgindo novas preocupações e tendências de acabamentos e revestimentos para 2021.

Nesse aspecto, em relação aos pisos, os vinílicos têm a vantagem de ser práticos, fáceis de limpar e resistentes a líquidos.

Além disso, eles preservam uma temperatura mais amena, não ficando muito gelados, o que é ótimo para trazer mais conforto aos pets.

7 tendências de acabamentos e revestimentos para 2021-6

5. Produtos com tecnologia antiviral

Outra tendência de acabamentos e revestimentos para 2021 que sua loja de construção civil precisa ficar de olho são os produtos tecnológicos.

Há um esforço das indústrias e das universidades em desenvolver materiais mais resistentes, mais fáceis de limpar e com tecnologia antiviral. Então, novos produtos podem aparecer no mercado, principalmente devido à pandemia.

A indústria têxtil, por exemplo, já vem atuando nesse sentido, com roupas e tecidos que prometem desativar o coronavírus. E a ciência também vem se aliando à indústria para desenvolver revestimentos antivirais.

7 tendências de acabamentos e revestimentos para 2021-7

6. Revestimentos sustentáveis

Outra tendência de acabamentos e revestimentos para 2021 está relacionada à sustentabilidade, que já é uma tendência que vem crescendo há alguns anos.

Com a pandemia, ela tende a se fortalecer, pois a preocupação ambiental e o consumo consciente estão cada vez mais fortes na sociedade.

Por isso, é importante que a indústria e a construção civil apostem mais em materiais sustentáveis – como resíduos da agricultura, bioplástico e fibras de urtiga –, aliando-os a tecnologias que evitem o acúmulo de vírus e bactérias, como os revestimentos autolimpantes.

7 tendências de acabamentos e revestimentos para 2021-8

7. Acabamentos para tomadas e interruptores

Por fim, as tomadas e interruptores são mais uma das tendências de acabamentos e revestimentos para 2021. Essas peças estão ganhando cada vez mais a atenção do público.

Um dos motivos é que, com o confinamento, as pessoas estão olhando mais para suas próprias casas, e essas peças são ideais para trazer um acabamento mais sofisticado e agradável aos ambientes.

Além disso, as tomadas inteligentes também estão alinhadas à ideia de sustentabilidade, ajudando não só a cuidar do meio ambiente, mas também a economizar energia.

banner-7-dicas-para-expor-tomadas-e-interruptores

Essas são algumas das principais tendências de acabamentos e revestimentos para 2021. Para continuar por dentro das melhores novidades, acompanhe o nosso blog!