Tecnologia

Tomadas inteligentes: uma tecnologia a favor do seu bolso e do meio ambiente

Compartilhe nas redes sociais:

A tecnologia é um excelente aliado do homem e pode ser também um importante instrumento para colaborar com a preservação do meio ambiente. Na arquitetura e no design de interiores, ela facilita o dia-a-dia das pessoas e supre eventuais maus hábitos ou distrações, como acender e apagar as luzes. Isso é possível através das chamadas tomadas inteligentes.

Aliando funcionalidade e praticidade, essa tecnologia, presente nos módulos dos interruptores, permite programar as luzes e equipamentos para ligar e desligar em horários pré-estabelecidos. Eles também podem funcionar automaticamente, ligando as luzes ao identificar a presença humana e as desligando após determinado tempo sem movimentação no ambiente.

Outras possibilidades

– Sincronismo com sleep: liga e desliga a tomada no modo sleep.
– Timer: liga e desliga em horários pré-determinados.

Funções especiais

– Sincronismo com aquecimento, ventilação, equipamentos de áudio e vídeo, iluminação, detecção de movimento em câmeras de vigilância, entre outros.
– Acionamento remoto de eletrodomésticos, por smartphone ou tablet.
– Controle de carga de baterias, lençóis térmicos, piscinas, banheiras, entre outros.

Tecnologias mais recentes, como a da Linha Composé, oferecem uma melhor relação custo benefício, garantindo mais economia no consumo de energia. Como são modulares, permitem adaptar as peças de acordo com cada necessidade. Além disso, o próprio produto e a embalagem são recicláveis.

tomadas-inteligentes-2

Arquitetura sustentável

As tomadas inteligentes têm suas aplicações alinhadas ao conceito de arquitetura sustentável, que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado da construção civil. De uma tendência, os chamados projetos verdes são hoje encontrados em diversos países, adaptando a proposta de integrar homem e natureza, poupando recursos em diferentes lugares e necessidades.

Além de questões relacionadas à infraestrutura da obra e seu entorno, a eco arquitetura prevê também a sustentabilidade nas etapas seguintes e na rotina da futura propriedade, seja uma casa ou prédio comercial. Por isso, todos os detalhes são importantes, para que o espaço de fato se traduza em práticas cotidianas de preservação ambiental.