Negócios

7 dicas para o sucesso da sua loja de materiais de construção

Compartilhe nas redes sociais:

O segmento de construção civil pode ser bastante frutífero para lojistas e revendedores. Contudo, para que uma loja de materiais de construção tenha sucesso, é preciso ficar atento a alguns aspectos fundamentais de planejamento e gestão.

De acordo com a análise do Sebrae, existem alguns fatores-chave que determinam o sucesso no varejo de materiais de construção.

A partir desses fatores é possível conhecer o nível de performance da loja e, com isso, elaborar planos de ação para impulsionar o desempenho do lojista.

Pensando nisso, vamos mostrar, neste artigo, 7 dicas para que sua loja de materiais de construção tenha uma melhora nos aspectos:

– Gestão profissional;

– Potencial de vendas;

– Sucesso do negócio.

7 dicas para sua loja de materiais de construção ter sucesso

dicas-loja-de-material-de-construção-2

Entender quem é o seu cliente é fundamental para a empresa estabelecer um forte posicionamento de mercado. Mesmo que o público seja amplo e diversificado, conhecer o perfil e as necessidades dos consumidores é crucial.

Assim, a loja de materiais de construção pode criar estratégias específicas para cada público-alvo. Você saberá, por exemplo, quais as melhores opções de produtos pode oferecer e quais as estratégias de preços e promoções mais adequadas a cada perfil de cliente.

dicas-loja-de-material-de-construção-3

A gestão de produtos é uma parte fundamental para o sucesso de vendas de uma loja, já que tem a função de despertar o interesse de compra. O espaço de vendas deve estar sempre organizado, limpo e ser atrativo visualmente para o consumidor.

Tenha corredores que permitam a boa circulação de clientes, coloque o caixa no fundo para aumentar o trânsito no interior da loja. Uma boa iluminação também é importante para deixar o ambiente agradável.

Disponha os produtos nas gôndolas de forma lógica, organizada e com boa sinalização por setor. Os itens que saem mais podem ser colocados em pontos estratégicos: fáceis de serem visualizados e ao alcance do consumidor.

dicas-loja-de-material-de-construção-4

Além disso, identifique e precifique os produtos para deixar o cliente bem informado.

dicas-loja-de-material-de-construção-5

Uma loja de materiais de construção de sucesso deve estabelecer boas parcerias. É preciso ter um bom relacionamento com fornecedores e garantir a qualidade dos produtos.

Além disso, parcerias com marcas fortes são essenciais para aumentar as vendas. A dica é buscar por empresas que sejam da preferência do público e que estejam alinhadas com as tendências e com as tecnologias mais atuais. Assim, seu produto agrega um diferencial e uma forte vantagem competitiva no mercado.

dicas-loja-de-material-de-construção-6

A gestão de estoque é um fator crucial, sobretudo para lojas de materiais de construção. Para melhorar os processos de venda e reduzir custos, é necessário controlar o estoque para evitar o acúmulo de excedentes ou a falta de produtos que tenham boa saída.

dicas-loja-de-material-de-construção-7

Portanto, mantenha um registro criterioso do estoque, contendo informações como:

– Tipo de material;

– Quantidade;

– Custo de produtos vendidos;

– Saldo dos produtos em estoque.

Assim, você terá um controle preciso da necessidade de novas aquisições.

dicas-loja-de-material-de-construção-8

Outra dica sem a qual nenhuma empresa alcança o sucesso é ter controle financeiro. A loja de materiais de construção precisa manter o fluxo de dinheiro registrado e planejar os investimentos do negócio.

Também deve assegurar alguns controles financeiros, como:

– Controle de caixa;

– Controle da movimentação bancária;

– Controle de contas a pagar e a receber.

Assim, é possível manter a boa saúde financeira e o funcionamento sustentável da loja.

dicas-loja-de-material-de-construção-9

Para vender, você precisa de clientes. Então, nada melhor que priorizar o seu público. Uma boa forma de fazer isso é oferecer o máximo de facilidades para os consumidores.

A loja de materiais de construção deve ser bem localizada e de fácil acesso. Também é importante oferecer diversas formas de pagamento e disponibilizar o serviço de entrega de materiais para os clientes.

Disponibilize para seu cliente alguma comodidade enquanto estiver na loja, como um lugar para carregar o celular e um local para aguardar e tomar um café, enquanto a mercadoria é paga e separada.

dicas-loja-de-material-de-construção-10

Além disso, um relacionamento forte entre a loja e seu público é um bom indicativo de sucesso. Atendendo as necessidades dos clientes e focando no bom atendimento pré, durante e pós-venda, você fideliza clientes e propaga boa reputação no mercado.

dicas-loja-de-material-de-construção-11

Por fim, uma dica valiosa para melhorar o processo de vendas é garantir um atendimento de qualidade. Para isso, invista em capacitação de funcionários. Eles são parte essencial na hora de cativar um cliente e atuar positivamente na decisão de compra.

Além de ensinar técnicas de vendas e treinamento para atendimento, certifique-se de que sua equipe de vendas tem pleno conhecimento sobre os materiais oferecidos na loja e sabe explicar sobre eles com clareza e boa argumentação.

E aí, conseguiu entender melhor o caminho do sucesso para a sua loja de materiais de construção? Seguindo essas dicas, você terá uma gestão mais eficiente, impulsionando suas vendas e se destacando no mercado!

Leia também:

+ 5 dicas para aumentar suas vendas na construção civil

+ Merchandising no ponto de vendas: saiba como vender mais

+ Como atrair mais clientes para a sua loja