Negócios

Como atrair mais clientes para a sua loja?

Compartilhe nas redes sociais:

Pesquisas realizadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-SP) nos últimos anos, com mais de 8 mil empresários em 157 cidades paulistas, mostram que melhorias nos aspectos visuais da loja (fachada, vitrines, iluminação, organização interna, entre outros) podem ampliar as vendas de 12% a 40%, com medidas simples e baratas que se mostram eficazes em atrair mais clientes.

É imprescindível pensar em soluções de arquitetura e visual merchandising para incrementar as vendas. Para isso, separamos algumas dicas práticas que usamos em projetos da Ímpar Arquitetura Engenharia e Organização e que poderão ajudar você com a clientela.

Cuide da fachada

Primeiro, tenha em mente que a fachada é a primeira impressão de sua loja. Ela pode ser responsável por até 70% de suas vendas (SEBRAE/SP). Portanto, certifique-se que ela esteja em sintonia com a identidade da sua marca e invista em criatividade e elementos inusitados para atrair mais clientes.

Capriche na vitrine

O inesperado também pode aparecer nas vitrines. Para tanto, garanta suportes para pendurar elementos diversos e preocupe-se com uma iluminação impecável, que permita mudanças frequentes de cenários.

atrair-mais-clientes-2

Facilite o acesso e a circulação

Os acessos são outro fator fundamental para atrair mais clientes. Por isso, evite obstáculos e mantenha os caminhos espaçosos e convidativos. Dê preferência às portas de abertura total e evite tapetes que possam causar acidentes e atrapalhar o ingresso de cadeirantes.

Organize o layout

O layout deve incentivar o cliente a circular pelo lugar. Evite formar “zonas frias” e “pontos cegos” na sua loja. Para mobiliários e acabamentos prefira materiais resistentes e de baixa manutenção.

atrair-mais-clientes-3

Ilumine de forma estratégica

A cereja do bolo em interiores comerciais sem dúvida é a iluminação. Use com estratégia para destacar produtos, orientar fluxos e/ou criar zonas de interesse diversificadas.

Surpreenda seu cliente

Explorar sensações é a ordem do dia! Marque a memória dos visitantes com música e um aroma suave, porém personalizado. Abuse ainda das cores para setorizar espaços. Cores frias costumam ajudar com a permanência na loja e quentes são atrativas. Esses cuidados são apenas detalhes, mas acabam sendo decisivos para atrair mais clientes.

Por fim, e possivelmente um dos mais importantes, a organização dos produtos facilita o cliente encontrar o que quer e… comprar!

Autora

Ana Paula Begrow é arquiteta e urbanista formada pela UFSC em 2010 e pós-graduada em Iluminação e Design de Interiores pelo IPOG. Também possui certificação pela OZ! Organize como Personal Organizer.  É professora e trabalha com projetos de arquitetura e organização no escritório Ímpar Arquitetura, Engenharia & Organização. Acesse seu siteInstagram e página do Facebook.