Negócios

6 dicas para ter um estoque de construção alinhado com as tendências do mercado

Compartilhe nas redes sociais:

Um dos fatores mais importantes para que uma loja de construção civil tenha sucesso é a gestão de estoque. Porém, oferecer uma ampla variedade de produtos e manter o estoque de construção alinhado com as tendências do mercado pode ser um grande desafio.

Os consumidores normalmente estão antenados nas melhores marcas e querem produtos com benefícios e diferenciais. Por isso, acompanhar o que está em alta é fundamental para conseguir atender as demandas dos clientes e, assim, aumentar as vendas.

Quer deixar seu estoque de construção alinhado com as tendências? Então, confira estas dicas simples – mas eficientes – que separamos para você!

1. Acompanhe perfis de profissionais da área no Instagram

Um bom recurso para acompanhar as melhores tendências do mercado é o Instagram. A rede social é repleta de profissionais da área que dão dicas sobre construção, reformas e design.

Com o simples ato, por exemplo, de seguir perfis de arquitetura e decoração, você fica por dentro do que o público mais gosta, dos produtos que estão em alta e das dicas mais atualizadas sobre o setor de construção civil.

estoque-loja-de-construcao-2

2. Ouça e mapeie o que os clientes pedem

Outra importante dica é conhecer a fundo o seu público. Uma loja de construção civil geralmente lida com diferentes demandas. Há procura por materiais para residências, indústrias, empresas, reformas, construção ou, ainda, decoração. Por isso, saiba com precisão qual é o seu público mais forte.

E o mais importante: ouça as demandas dos seus clientes e mapeie os produtos que eles pedem. Se é algo que ainda não tem na sua loja, vá atrás disso para não perder vendas. Se é um produto que sai muito, tenha atenção para não deixar faltar no estoque.

3. Tenha uma previsão da demanda por produtos

A partir de uma análise do histórico da sua loja, faça uma estimativa das demandas dos seus clientes. Para isso, obtenha informações a partir de questões como:

– Qual a taxa de consumo médio de cada produto?

– Em que época e que quantidade um produto é procurado pelo cliente?

– Quais os produtos de maior giro e quais os que menos saem do estoque?

Com as respostas, você poderá realizar uma análise mercadológica, entendendo quais produtos têm a preferência dos clientes. Isso ajudará a melhorar sua tomada de decisão. Consequentemente, você manterá seu estoque de construção alinhado com as tendências e com os gostos do seu público.

estoque-loja-de-construcao-3

4. Aposte na tecnologia para auxiliar na gestão de estoque

Se fazer um histórico de vendas e demandas parece algo complicado, então para facilitar recorra à tecnologia. Afinal, uma de suas funções é justamente simplificar tarefas.

Com o uso de um software ERP (Entreprise Resource Planning), você controla melhor seu estoque. Isso porque a tecnologia ajuda na análise de dados, tornando a sua gestão objetiva e sem achismos.

Com essa análise baseada em dados, você tem melhor conhecimento sobre seu inventário. Com isso, pode prever tendências, atender as demandas sazonais, identificar os produtos com mais rotatividade, entre outros benefícios.

5. Faça parceria com marcas alinhadas com as tendências

Uma dica simples para manter seu estoque de construção alinhado com as tendências é fazer parcerias com as melhores marcas. Procure saber quais são as que têm a preferência do seu público. Além disso, busque as marcas mais atualizadas com as tendências do mercado.

Uma parceria entre a loja e a marca pode ser muito benéfica para suas vendas. Isso porque seu negócio pode receber, por exemplo, determinadas vantagens competitivas e produtos com diferenciais. Isso não só colocará sua empresa de construção civil à frente do mercado, como deixará seu estoque sempre atualizado.

6. Assine newsletters de portais sobre construção civil

Por fim, outra dica muito simples é assinar a newsletter de sites sobre construção civil. Além de fácil e gratuito, você tem a comodidade de receber em seu e-mail as dicas e informações mais atualizadas sobre a área.

De acordo com os assuntos de seu interesse, você recebe artigos, e-books, notícias e demais materiais periodicamente. Assim, fica fácil se manter por dentro do universo de construção civil e deixar seu estoque sempre alinhado com as tendências.

Viu como pode ser simples se manter antenado nas tendências? Então, já comece a aplicar essas dicas agora mesmo. E que tal aproveitar para se cadastrar na nossa newsletter? Receba novidades em primeira mão e deixe seu estoque sempre alinhado com as tendências!

Leia também:

+ 7 dicas para o sucesso da sua loja de construção

+ 5 dicas para aumentar as suas vendas na construção civil

+ Merchandising no ponto de vendas: saiba como vender mais