Arquitetura

Saiba como adotar as tubulações aparentes em sua casa

Compartilhe nas redes sociais:

Antes escondidas a qualquer custo, as instalações elétricas e hidráulicas dispostas em tubulações aparentes se tornaram protagonistas da decoração de casas e apartamentos desde que o estilo industrial caiu nas graças dos arquitetos e decoradores.

Saiba mais: Decoração criativa com tomadas e interruptores

Inspirado nos galpões industriais, esse estilo pede espaços amplos dedicados à funcionalidade, por isso é importante integrar os ambientes. Sala e cozinha acabam divididas por elementos, abrindo mão da alvenaria.

tubulação-aparente-1

Nesse conceito, urbano e contemporâneo, as estruturas ficam expostas e os acabamentos tradicionais são dispensados. Esqueça forros, gessos, pisos e azulejos – a decoração industrial pede tijolos e concreto misturados a ferro e madeira.  As tubulações aparentes formam um caminho perceptível do início ao fim do seu trajeto. A grande vantagem é a liberdade de possibilidades: é possível cobrir as mais variadas necessidades de pontos de luz e tomadas.

Outra facilidade é a manutenção: caso haja a necessidade de reparos, eles serão feitos de forma bem mais prática e rápida, diferente dos projetos embutidos.

Para que a decoração com os dutos aparentes ganhe ares mais sofisticados, escolha cores como cobre, prata e dourado ou até mesmo pinte os canos para que combinem com a paleta de cores dos elementos do ambiente. Contrastes também são bem-vindos e demonstram ousadia.

tubulação-aparente-2

As tubulações aparentes requerem cuidados

Apesar de parecer simples manter as instalações hidráulicas e elétricas à vista, é preciso um estudo detalhado para evitar problemas como a corrosão de canos e tubos. Elas não devem ser instaladas em locais sujeitos a maresia e intempéries, como em áreas abertas. Também é preciso muito cuidado com vazamentos, por isso é recomendado que sejam feitos testes de estanqueidade regularmente.

tubulação-aparente-3

A fiação de telefone e internet precisa ser separada do conduíte que conduz a eletricidade. Ele precisa de um duto exclusivo. Além disso, a limpeza precisa ser regular, já que expostos eles acumulam muito mais poeira.

Saiba mais: Fita adesiva na decoração? Conheça a Tape Art

Para atender os projetos que adotam a estética da tubulação aparente, a WEG possui a linha de tomadas e interruptores de sobrepor, que arremata a decoração rústica de forma arrojada e sofisticada. Com vários módulos disponíveis, elas podem ser instaladas sem a necessidade de quebrar paredes, se encaixando em formatos quadrados ou redondos. Também é possível fazer a combinação de 2 módulos por conjunto, garantindo flexibilidade ao projeto elétrico e arquitetônico.

Para conhecer todas as opções, acesse nosso catálogo aqui.