Decoração

Fita adesiva na decoração? Conheça a tape art!

Compartilhe nas redes sociais:

Uma decoração inovadora, com baixo custo e originalidade de sobra: trata-se da tape art, movimento que surgiu nos anos 60, quando alguns artistas grafiteiros decidiram abandonar as latas de tinta e adotaram como elementos de arte as fitas adesivas – incluindo a fita isolante.

Apesar de ter surgido como uma expressão artística das ruas, a técnica se tornou bastante refinada e é usada para valorizar ambientes de alto padrão. Comum em países como Estados Unidos e Alemanha, ela aterrissou no Brasil nos últimos anos.

tape-art-2

Como é feita a tape art

O método foi bem aceito e hoje já existem fitas adesivas criadas especialmente para esta finalidade. Elas são mais duráveis, não desbotam e não descolam com facilidade, além de não absorverem as marcas das digitais, garantindo um acabamento mais fino.

As larguras também são diversas, para dar mais liberdade de criação. Aliás, quem confia nos seus dotes artísticos pode se arriscar a criar sua própria tape art. Para fazê-la, basta fita, tesoura e uma dose de criatividade. Além das paredes, é possível aplicar a tape art em portas, janelas, móveis e eletrodomésticos, como geladeiras e máquinas de lavar. Não dá para esquecer de fazer um esboço a lápis no local escolhido antes de aplicar a fita, para prevenir erros.

tape-art-3

Abuso das formas

Não há limites para a criação na hora de desenvolver uma tape art. A inspiração pode vir de qualquer lugar: as figuras podem variar entre geométricas, abstratas ou reproduções. É legal abusar das cores também, optando pelas versões coloridas do material colante.

tape-art-4

Outra opção é procurar por profissionais com uma boa percepção estética. Eles irão avaliar a proporção e as cores dos espaços onde o trabalho será realizado – o resultado pode ser uma verdadeira obra de arte.

tape-art-5

Gostou da ideia? Com baixo custo, é possível transformar um ambiente com pouco esforço. Se você quer mais dicas econômicas de decoração, que tal conhecer o conceito de upcycling?