Descubra o que é decoração escandinava e apaixone-se também

Decoração
decoração-escandinava

Aconchegante e encantador, tradicional e contemporâneo, simples e sofisticado. Essa dualidade tão desafiadora para o design é a essência da decoração escandinava, uma tendência que está encantando arquitetos e decoradores pelo mundo inteiro.

A Escandinávia é uma região ao norte da Europa, que compreende os países nórdicos Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia. O clima frio construiu uma cultura típica regional, desde transformar o lar em um verdadeiro ninho, com muito aconchego e conforto para morar e receber os amigos. Devido às baixas temperaturas, as pessoas preferem fazer festas e reuniões descontraídas em suas casas, ao invés de ir a bares ou restaurantes, por exemplo.

Esse comportamento se tornou tão arraigado à essência das pessoas, que ao longo dos anos se transformou em uma referência mundial de decoração e estilo de vida. E existem até lojas especializadas em itens decorativos neste estilo.

O que é uma decoração escandinava?

Sabe aquele ambiente que só de olhar parece ser muito aconchegante e agradável? Assim é a decoração no estilo escandinavo. Com conceito minimalista, esse estilo é caracterizado por linhas retas, paredes e móveis brancos, uma paleta de cores neutras, luz natural e muita simplicidade.

A composição dos ambientes é feita por elementos clássicos e elegantes, como a madeira, presente em sofás, mesas, camas, poltronas e armários. A estética aconchegante é refletida no uso de colchas, mantas e tapetes com tecidos naturais e geralmente volumosos.

Para quebrar a predominância dos brancos nas paredes e móveis, os elementos decorativos ganham cores, mas sempre neutras e clássicas, com o cinza e o nude, ou as candy colors.

Neste estilo, os detalhes são estratégicos e compõem um cenário inspirador, como quadros com molduras em tom contrastante, plantas penduradas, luminárias modernas e livros. É a combinação que une elementos clássicos e tradicionais com itens modernos. Uma harmonização arriscada, mas que é muito bem executada dentro deste estilo.

 

Inspirações de ambientes com decoração escandinava

 

decoração-escandinava-2

 

A decoração escandinava real

 

A paixão pela decoração escandinava inspirou a britânica Niki Brantmark a ter um blog especializado na decoração temática, mas com uma abordagem diferente: a realidade.

Desde que ela se mudou para a Suécia, se encantou pelas moradias e pela maneira como as pessoas transformavam seus lares em um ambiente com muito conforto e beleza.

decoração-escandinava-3

A partir da sua mudança, ela passou a explorar o tema e passou a divulgar no blog o processo de decoração do seu flat. Hoje, ela divulga no seu blog casas da região, entrevistando pessoas e as histórias de cada casa. Você pode conhecer mais aqui.

 

Como surgiu o estilo e design escandinavo?

 

Embora a procura pela decoração escandinava seja recente, a origem do estilo é muito antiga. A história começou com Carl Larsson, um menino natural de Estocolmo, nascido em 28/05/1853, de origem humilde e que despertou sua paixão pela arte já na infância.

Aos 16 anos, um professor o convenceu a disputar uma vaga em Principskolan, uma instituição de ensino consagrada, que preparava os alunos para a Academia de Artes.

Ele conseguiu ingressar na escola e após se formar, trabalhou como ilustrador em jornais e revistas, mas sua carreira não decolou. Ele viajou a Paris, com expectativas de se estabelecer como artista, mas também sem sucesso.

Mas em 1882, sua vida mudou ao conhecer a artista Karin Bergoo, sua futura esposa. Foi então que ele trocou a pintura a óleo pela aquarela, iniciando uma nova fase na sua vida, incluindo a arte.

decoração-escandinava-4

Carl transformou sua casa em um espaço criativo, retratando o cotidiano da sua família em pinturas, enquanto sua esposa desenvolvia trabalhos com design e decoração de interiores.

A vivência dos dois e a maneira como misturavam elementos, criavam projetos e decoravam a casa, de um jeito muito contemporâneo e à frente do seu tempo, deram origem ao verdadeiro estilo e design escandinavo.

Hoje, a casa se transformou em museu e espaço cultural, onde é possível viver e sentir a experiência da família artística.

 

decoração-escandinava-5
Algumas das pinturas de Carl, retratando a realidade da sua família.

 

Quer saber mais sobre dicas de decoração? Veja outros artigos aqui.

Compartilhe nas redes sociais