Decoração

Como cultivar hortas em vasos

Compartilhe nas redes sociais:

O cultivo de hortas em vasos tem sido uma solução para quem não dispõe de uma área externa com terra para plantar, situação bastante comum com os apartamentos e casas sendo projetados em tamanhos cada vez mais reduzidos.

Por isso, preparamos uma seleção de dicas para quem quer ter o luxo de poder colher o próprio tempero fresquinho para o jantar ou uma erva aromática para um chá digestivo. Mãos à obra!

Por que escolher plantar em vasos?

Compactas, as hortas em vasos são mais práticas de cuidar. O controle de ervas daninhas, diferentes de um terreno grande, pode ser feito de maneira menos trabalhosa e mais eficaz. Também é possível mover os vasos de lugar, permitindo controle da incidência de luz solar e da chuva.

hortas-em-vasos-2

Saiba mais: Como fazer uma decoração funcional

Tipos de vasos

A escolha dos vasos vai depender das espécies que você gostaria de plantar. Ervas e temperos podem ser cultivadas em vasinhos pequenos e até improvisados, como latas reutilizáveis. Fica super cool!

hortas-em-vasos-3

Plantas com raízes profundas, como as cenouras, precisam de ao menos 60 cm de terra para se desenvolverem. As jardineiras costumam ser mais baixas, com até 40 cm de profundidade, e podem receber culturas de alfaces, acelga e raízes mais curtas, como a beterraba.

Escolha recipientes que façam o escoamento do excesso de água, para evitar que a planta fique encharcada e acabe morrendo.

hortas-em-vasos-4

Saiba mais: 5 tipos de plantas que vão ajudar você a dormir melhor

Antes de decidir quais espécies irá plantar, faça uma pesquisa para saber se sua casa poderá atender a todas as necessidades da planta. Fique atento:

– Escolha o local da casa ou apartamento que receba luz solar por pelo menos 4 horas diárias para montar sua horta. Os melhores horários são no início da manhã ou final da tarde, quando o sol é mais ameno.

– Regue religiosamente sua horta, de acordo com a necessidade de cada hortaliça. Prefira regar as plantas quando sol estiver mais brando, evitando que a água cozinhe as folhas com o calor ou que a evaporação prejudique a absorção necessária.

– Adube ao menos duas vezes por ano. Você pode, inclusive, fazer seu próprio fertilizante sem química, utilizando restos de comida. A casca de ovo moída é um excelente adubo e a borra do café ajuda a manter as formigas à distância.

– Identifique cada espécie plantada com plaquinhas ou etiquetas aplicadas no vaso ou na própria plantinha.

– Fique atento à época de semeadura de cada espécie! Embora algumas, como o alface, possam ser plantadas durante o ano todo, outras precisam da época ideal para germinarem – caso do tomate, que deve ser semeado entre abril e junho.

– Folhas secas e amareladas devem ser retiradas e a terra precisa ser revolvida a cada três meses.

– A horta em vaso dura cerca de 6 meses. Após esse período, substitua a espécie plantada em cada vaso para que não ocorra o esgotamento dos nutrientes do solo.

Plantar em casa é uma atividade relaxante e, com as hortas em vasos, além de comer mais saudável você também decora o ambiente e garante uma conexão maior com a natureza, tendência do design de interiores para 2019.