Decoração

Como fazer uma decoração funcional

Compartilhe nas redes sociais:

A decoração funcional é item chave aliado à beleza do ambiente. Os espaços devem ser integrados e com boa distribuição do mobiliário, para manter a circulação livre do ambiente. E é justamente a colocação dos móveis e sua projeção que são essenciais para explorar todas as funções propostas para o ambiente. Mas além disso, há outros aspectos que ajudam – e muito! – a montar uma decoração funcional. Veja algumas dicas:

  1. Iluminação

Vale investir em um projeto luminotécnico, a iluminação faz toda a diferença quando projetamos um ambiente. Além de deixá-lo mais aconchegante, é possível destacar paredes10 revestidas, quadros e peças de decoração. Luminárias e pendentes com toque de cor complementam os espaços.

  1. Tons neutros

Para a marcenaria fixa e para as peças maiores, opte por tons neutros. Deixe para explorar as cores em peças menores, que podem ser trocadas com mais facilidade quando se desejar renovar o ambiente.

  1. Tapetes

São importantes aliados quando desejamos limitar áreas e trazer aconchego. Neste caso você pode usar peças mais despojadas e coloridas, dando destaque e fazendo com que seja item chave na decoração ou usar peças neutras quando desejar que não seja o foco do projeto.

  1. Decoração

Utilize os objetos decorativos para trazer pequenos pontos de cor para sua decoração.  A composição das peças é muito importante, agrupe por tamanho, altura, formando arranjos interessantes em mesas de centro, mesas laterais e aparadores. Abuse dos vasos com plantas!

  1. Cores

Aposte também em cores neutras nas paredes, opte por uma parede para receber destaque, com um tom mais escuro do que o utilizado nas demais, dentro da paleta de cores escolhida para o ambiente.

Autora
Arquiteta Tamara Nagel do escritório Due Arquitetura de Jaraguá do Sul/SC. Acesse seu blog e sua página no Facebook para mais ideias e projetos.