Decoração

Como combinar cores na decoração

Compartilhe nas redes sociais:

A beleza das combinações de cores não está no excesso, mas sim na forma como elas são distribuídas em um ambiente. Fundamentais para transmitir sensações, seja em um quadro ou dentro de uma sala, as cores sempre causam grande impacto. Logo, existe todo um cuidado para utilizá-las na decoração!

7 dicas para utilizar cores na decoração de casa

Você não quer montar um carnaval colorido na sala de estar ou transformar sua casa em um tedioso ambiente monocromático, certo? Então, conheça as dicas que separamos para você fazer uma boa mistura de tonalidades e combinar todas as cores com sucesso!

1. Utilize um círculo cromático

O círculo cromático é uma representação das três cores primárias, das três secundárias e de seis terciárias (geralmente, também são acrescidos de sobretons).

Essa ferramenta simples, que pode ser carregada na bolsa (é uma simples imagem, que pode ser salva no seu celular ou impressa) irá ajudá-lo a eliminar dúvidas de combinação e a enxergar um grande espectro de tonalidades ao mesmo tempo, facilitando o processo de análise das combinações.

 12-08-como-combinar-cores-na-decoracao-1

2. Conheça formas de criar paletas harmoniosas de cor

Cores se combinam de diferentes maneiras. Elas podem combinar por contraste, analogia, semelhança, complemento e muitas outras. Com um círculo cromático em mãos, você pode criar combinações do tipo:

> Complementares

>Triangulares

>Retangulares

>Quadradas

>Meio-complementares

>Análogas

Descubra um pouco mais sobre as formas de combinar as cores no círculo cromático visualizando o diagrama:

 12-08-como-combinar-cores-na-decoracao-2

3. Fique atento à psicologia das cores

Conforme falamos na introdução, as cores têm a capacidade de transmitir sensações e sentimentos às pessoas. Por isso, no momento de combinar as cores na decoração é importante saber um pouco sobre o assunto para não errar feio na escolha.

Conhecer as cores e seus efeitos nos ambientes pode auxiliar na criação do espaço ideal para você, além de evitar alguns deslizes que podem prejudicar sua decoração. Quer um exemplo? Usar cores quentes (como vermelho e laranja) em ambientes pequenos. Elas dão a sensação de estarmos em um ambiente ainda menor!

4. Observe a luz do ambiente 

Fique atento à iluminação do ambiente a ser decorado. Luzes frias e quentes possuem efeitos distintos na coloração ideal. Portanto, antes de fazer a compra dos móveis e objetos, que tal olhar um pouco para as lâmpadas e luminárias escolhidas?

12-08-como-combinar-cores-na-decoracao-3

Light design é uma grande tendência no universo arquitetônico. Logo, não despreze o poder das luzes na sua decoração!

5. Usará cores neutras? Então, capriche nas texturas!

Cores neutras, como cinza e bege, são ótimas para decorar diversos ambientes. Apesar de serem menos chamativas, as cores neutras ficam lindas em objetos e paredes, por exemplo.

12-08-como-combinar-cores-na-decoracao-4

Além disso, elas podem se tornar mais atrativas conforme são distribuídas em diferentes texturas, como em estofados, objetos de decoração e tapetes.

A cor também pode marcar presença em outros elementos da decoração, como tomadas e interruptores. A linha Composé, da WEG, possui uma paleta com 10 tonalidades que permitem muitas possibilidades e combinações.

A definição dos tons da linha foi feita a partir da análise da teoria das cores e do círculo cromático. Assim, a Composé possui uma cor para cada setor do disco cromático, permitindo que se alcance uma harmonia monocromática nos ambientes. Além das cores neutras, estão disponíveis as cores quentes em tons vivos e as cores frias em tons pastel.

composé-5

6. Conte com o auxílio da tecnologia

A modernidade chegou para facilitar muitas tarefas do dia a dia. E uma delas é a escolha de cores na decoração! É possível encontrar aplicativos e sites que ajudam na hora de selecionar as cores e criar novas combinações.

12-08-como-combinar-cores-na-decoracao-5

Com o uso de ferramentas digitais, será muito mais fácil evitar combinações erradas e deslizes na montagem do ambiente. Não deixe de usar o que a tecnologia oferece de melhor neste momento tão importante da decoração!

12-08-como-combinar-cores-na-decoracao-6

7. Converse com um especialista

Ainda não está convencido da sua seleção de cores? Considere buscar uma ajudinha profissional. Arquitetos e designers podem ajudar – e muito – na escolha das cores certas para a sua decoração. Você pode fazer uma pequena consultoria ou simplesmente bater um papo com alguém que trabalha na área para conseguir algumas dicas valiosas!

Sem dúvida, escolher as cores ideais é uma tarefa importante na hora de decorar. Porém, isso não significa que é preciso sofrer ou bater a cabeça com a escolha. Seguindo essas dicas, a seleção das cores na decoração fica muito mais simples e objetiva. Fugindo de uma combinação que não dá certo ou do famoso “carnaval” de cores, onde nada combina e tudo se torna uma bagunça cromática.

Gostou das nossas dicas? Então, fique atento ao nosso blog para receber mais informações e curiosidades do universo da decoração e construção!

Você também pode nos seguir no Instagram e no Facebook para ficar por dentro de todas as nossas atualizações e novidades.

Leia também:

+ Cores de parede: como escolher o melhor tom

+ A calmaria das cores em tons pastel

+ Os cuidados com a decoração cinza, por Áliqui Sodré