Arquitetura

Lighting designer: conheça o profissional da iluminação

Compartilhe nas redes sociais:

Nos últimos anos, a iluminação deixou de ser coadjuvante para se tornar protagonista em projetos de arquitetura e decoração. Essa ascensão trouxe à tona uma nova especialização: o lighting designer, ou designer de iluminação, em bom português. Esse profissional, que sai das academias de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo, trata exclusivamente de combinar luz natural e artificial para oferecer as melhores soluções em iluminação.

Lighting-Designer-2

Ainda pouco conhecida, a profissão evita o erro comum de iluminar pouco ou em excesso os ambientes residenciais. Sem essa preocupação, a decoração acaba desvalorizada e é bem provável que o cômodo se torne desconfortável visualmente. Afinal, iluminação é tudo: ela é capaz de deixar os espaços mais bonitos esteticamente, destacar áreas ou objetos e focar no que interessa. E, claro, é também funcional, já que cada ambiente possui uma finalidade.

Lighting-Designer-3

Uma cozinha precisa de uma iluminação clara; um quarto ou uma sala podem explorar elementos que iluminem de forma indireta para trazer conforto ao lugar. Com ajuda profissional, é mais fácil conquistar esse resultado.

Ao elaborar um projeto de iluminação, o lighting designer leva em consideração alguns pontos importantes, que vão direcionar todo o processo de criação. O principal deles é nunca substituir a luz natural por artificial, caso não seja necessário. Assim como um arquiteto ou decorador, esse profissional associa o lado técnico com o humano, levando em conta:

• A cultura dos moradores, a forma com que vivem e a localização geográfica da residência.
• As preferências de quem habita o espaço, respeitando os gostos pessoais antes de apresentar sua proposta.
• As particularidades do ambiente, avaliando com cuidado as condições do local, como entrada de luz ambiente e natural.
• A preocupação em oferecer soluções de iluminação que sejam sustentáveis, seja aproveitando a luz solar ou utilizando luz artificial de baixo consumo.
• A praticidade e finalidade do cômodo.

Lighting-Designer-4

Se você procura por um projeto de decoração impecável que contemple também a iluminação, consulte um lighting designer. Ele é capaz de unir criatividade e emoção para criar resultados muitas vezes inesperados, que acabam por valorizar ainda mais um projeto decorativo.