Decoração

8 plantas que ajudam a purificar o ar da casa

Compartilhe nas redes sociais:

As plantas na decoração são uma tendência que veio para ficar. Cada vez mais presentes nos lares, seja nas hortas ou internamente, as plantas ajudam a purificar o ar da casa e beneficiam a saúde mental de quem as cultiva, além de embelezar os ambientes.

Especialmente durante a pandemia, momento em que estamos passando mais tempo em nossas residências, as plantas podem ser uma boa forma de melhorar a qualidade do ar e, assim, trazer mais saúde e bem-estar aos moradores.

Pensando nisso, preparamos esta lista com 8 plantas que ajudam a purificar o ar da casa, reduzindo impurezas e substâncias poluentes. Confira!

8 plantas que ajudam a purificar o ar da casa

1. Lírio da paz

Planta com flor branca

Esta planta precisa de pouca luz e pouca água para se desenvolver bem. Não é recomendado que ela fique em locais com muita corrente de ar e com temperaturas muito baixas.

Ela tem uma grande capacidade de filtrar o ar, absorvendo diversos poluentes e até mesmo a fumaça de cigarro. Além disso, o lírio da paz tem uma flor muito bonita, sendo ótimo também para decorar o ambiente.

2. Espada de São Jorge

planta verde pontiaguda

Outra planta que ajuda a purificar o ar da casa é a espada de São Jorge, que, além de liberar oxigênio durante a noite, absorve substâncias tóxicas como benzeno, xileno, formaldeído, tolueno e tricloroetileno.

Muito usada para fins decorativos, a planta é originária da África e suporta temperaturas extremas, altas ou baixas.

3. Jiboia

Planta com folhas verdes

A jiboia é uma planta bastante resistente, não precisa de muitos cuidados e requer pouca rega, apenas quando a terra está seca.

Além de ser fácil de cuidar, ela é ótima para absorver formaldeído e xileno. A jiboia também filtra o benzeno, que é liberado por produtos de limpeza, por exemplo. Assim, é uma boa dica para quem tem alergia a essas substâncias.

4. Palmeira-ráfis

Planta com folhas pontiagudas verdes

Palmeira-dama ou palmeira-ráfis é uma planta que vem da Ásia e se dá bem em áreas com temperatura amena e sem incidência direta de luz. 

Mas lembre-se: ela pode atingir cerca de 3 metros de altura, sendo, portanto, melhor para casas com o pé direito alto.

Sua ação purificante ajuda a eliminar contaminantes como formaldeído, xileno e amoníaco. Assim como a jiboia, a palmeira-ráfis também absorve substâncias tóxicas de produtos de limpeza. Então, uma dica é colocá-la na área de serviço.

5. Palmeira-bambu

Planta com folhas pontiagudas verdes

A palmeira-bambu, originária de Madagascar, também é conhecida como areca bambu. Ela é versátil, fácil de ser cuidada e pode ser usada tanto em ambientes internos quanto externos.

Dentro de casa, a dica é colocar a palmeira-bambu perto de armários, pois ela tem a propriedade de absorver substâncias tóxicas liberadas por tecidos de roupas.

6. Hera inglesa

Planta verde em uma parede de tijolos

Uma das melhores plantas que ajudam a purificar o ar da casa, a hera inglesa é ótima para absorver toxinas. E mais: ela ajuda a umidificar os ambientes.

Ela pode ser cultivada em vasos em ambientes fechados, pode ser moldada para seguir treliças e pode, ainda, servir como forração para muros e janelas.

7. Tamareira-anã

Planta com folhas pontiagudas verdes

Como o nome indica, a tamareira-anã é pequena, se comparada com as palmeiras, espécies da mesma família. Ainda assim, ela pode chegar até quatro metros de altura.

Também chamada de tamareira-de-jardim e originária da região da Tailândia e do Vietnã, esta planta é ótima para projetos paisagísticos. E, devido à sua capacidade de absorver fumaça de escapamento de carro, uma boa dica é colocá-la na entrada da casa.

8. Antúrio

Planta com folhas verdes e avermelhadas

Muito utilizado em decoração, o antúrio chama a atenção por suas folhas com um verde intenso e pelas folhas modificadas na cor avermelhada.

A planta vai bem em ambientes internos, bem iluminados mas sem luz direta e sem muito vento. Quanto à sua ação purificadora, o antúrio é ideal para absorver a amônia.

Essas são algumas plantas que ajudam a purificar o ar da casa, além de trazer mais beleza para o décor.

Por fim, lembre-se de que, caso você tenha animais de estimação, um cuidado importante ao escolher a planta para o seu lar é verificar antes se a espécie é tóxica para os bichos.

Quer mais dicas e inspirações para levar mais bem-estar para sua casa? Então, confira o Pinterest da WEG.

tendências-de-acabamento-e-decoração-2023